Município estuda decretar emergência por estiagem no InteriorCaçapava do Sul estuda decretar situação de emergência na área rural devido à estiagem que afeta o município neste verão a exemplo do que vem ocorrendo em dezenas cidades do Estado do Rio Gra...

Município estuda decretar emergência por estiagem no Interior

Caçapava do Sul estuda decretar situação de emergência na área rural devido à estiagem que afeta o município neste verão a exemplo do que vem ocorrendo em dezenas cidades do Estado do Rio Grande do Sul.

A falta de água para consumo humano e de animais no interior do município, além de abastecimento para a produção nas lavouras, está afetando também o plantio das culturas de soja, milho, feijão, frutas, verduras e legumes, além do prejuízo na pecuária na criação de gado de corte e leite.

Nesta semana, a Secretária de Agropecuária, Indústria e Comércio se reuniu com o vice-Prefeito Luiz Guglielmin (prefeito em Exercício) para informar que a Secretaria está levando água até as associações rurais no interior através de caminhão-pipa, mas que precisa de auxílio para poder atender a demanda, que é grande. Segundo a Seagropic, localidades como Rincão dos Paz, Alto da Meia Légua, Picada Grande, Segredo, Rincão dos Farias, Coxilha São José, Progresso e Rincão dos Niza pediram ajuda e estão recebendo auxílio da Prefeitura.

Em 2018 o município de Caçapava do Sul também sofreu com a estiagem, a exemplo de outros mais de 20 municípios que decretaram situação de emergência. De acordo com o levantamento feito pela Prefeitura, Emater e Cotrisul, na ocasião, os prejuízos ultrapassaram R$ 28 milhões, sendo que a produção de grãos caiu de 69 mil toneladas em 2017 para 34,5 em 2018.

Nesta quinta, dia 16, nova reunião ocorrerá na Prefeitura com Emater, Cotrisul e associações rurais para novo levantamento sobre a estiagem.

Data de publicação: 15/01/2020