Vacinação: Caçapava no combate ao SarampoA Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou nesta segunda (7) em todos os postos de saúde do país.

Vacinação: Caçapava no combate ao Sarampo

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou nesta segunda (7) em todos os postos de saúde do país. Dois grupos de pessoas estão no alvo da nova campanha. O primeiro grupo é formado por crianças de seis meses até menores de 5 anos, cuja a vacinação vai desta segunda-feira até 25 de outubro, com o Dia D no dia 19.

O segundo grupo, com faixa etária de 20 a 29 anos e que não estão com a caderneta de imunização em dia, a vacinação está prevista para iniciar no dia 18 de novembro. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, a pasta garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.
Nos dias D (19 de outubro e 30 de novembro), as unidades de saúde de Caçapava do Sul estarão abertas das 8h às 17h.

Segundo a enfermeira chefe do setor de Vigilância epidemiológica da Prefeitura Municipal, Sandra Bairros, a Campanha consiste em revisar as carteirinhas para verificar quem está imunizado contra o Sarampo e a Febre Amarela e aplicar a vacina em quem está com a imunidade desatualizada.
Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito.

No levantamento divulgado até o dia 28 de agosto, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo e seis mortes, sendo quatro delas de pacientes menores de 1 ano.

Data de publicação: 10/10/2019