A asfixia é a primeira causa de morte entre os acidentes de crianças de até um ano no Brasil.

 

A asfixia é a primeira causa de morte entre os acidentes de crianças de até um ano no Brasil. Causada pela insuficiência de oxigenação no organismo, ela pode ser consequência de vários fatores, sendo o principal deles a obstrução mecânica de vias aéreas (quando o bebê se engasga com líquidos, alimentos ou pequenos objetos).

Visando a orientação de profissionais da educação, a Secretaria de Saúde em parceria com o SAMU e o Programa Saúde na Escola (PSE) realizou a ação educativa de Primeiros-Socorros em bebês e crianças na EMEI Eva Saldanha, que possui berçário e maternal, além de educandos até os 5 anos de idade.

A atividade foi coordenada pelo condutor do SAMU, Lucas Leite Lopes, que além de orientar sobre engasgo, afogamento e outros acidentes com crianças, ensinou as primeiras manobras a serem realizadas caso estes acidentes ocorram. Além dos servidores da EMEI, a atividade também contou com a presença dos pais dos educandos.

"Lembrando que a primeira conduta é pedir para alguém acionar o serviço médico especializado – Samu (192) ou Corpo de Bombeiros (193) e providenciar transporte até o pronto-socorro mais próximo", frisou Lucas.

Data de publicação: 01/08/2019