No dia 25 de julho é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

No dia 25 de julho é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR fará uma ação especial no Dia.

As datas, celebradas desde 1992 e 2014, respectivamente, serão lembradas no município através de homenagens às mulheres negras servidoras públicas para promover a igualdade de gênero, raça, etnia e o empoderamento das mulheres, das mulheres negras, frisou Cátia Cilene Dutra Morais.

As datas são comemoradas desde o Debate do Fórum Encontro de Mulheres Afro-Latino Americanas e Afro-Caribenhas, ocorrido em 1992, e que foi inserida no Calendário Nacional em 2014, a partir da Lei nº 12.987/2014.

“O Ipea (2013) divulgou um dossiê que aprofunda a pauta que trata sobre mulheres negras no Brasil, e entre as várias temáticas abordadas destacamos: a participação das mulheres negras no mercado de trabalho, a disparidade de raça e gênero no acesso a bens e os índices de violência considerando o quesito raça/cor. Esse relatório vem com a comprovação que ao longo de um processo histórico as mulheres negras sofrem de forma mais acentuada os impactos do preconceito e da discriminação racial e precisamos como sociedade refletir sobre isso e rever nossos conceitos sobre a forma como o racismo vem adoecendo pessoas”, completou Cátia Cilene.

Data de publicação: 24/07/2019