Comunicamos com pesar o falecimento de Zeno Dias Chaves, um dos mais importantes tradicionalistas do RS, nascido em 12.07.1927 na Fazenda Cerro Colorado, distrito de Seival, interior do município de Caçapava do Sul , filho de Artur Prates Chaves e de Júlia Dias Chaves. Casado com Isaura Ferreira Chaves, tem três filhos Glênio, Zeno e Stênio, Estudou em Bagé e fez cursos de ovinotecnia, gerenciamento e elaboração de projetos, entre outros. Foi vereador em duas legislaturas, secretário de turismo e coordenador do Centro Municipal de Cultura em Caçapava do Sul. Foi produtor rural, cabanheiro e crioulista até os oitenta anos de idade. Fundou várias entidades tradicionalistas e foi patrão, coordenador regional, conselheiro e presidente do MTG e da Fundação Cultural Gaúcha. Foi fundador e vice-presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, Conselheiro Benemérito do Tradicionalismo Gaúcho e patrono da X Feira do Livro de Caçapava e recebeu as comendas Negrinho do Pastoreio, João de Barro, Barbosa Lessa, Bento Gonçalves e Charrua.

Data de publicação: 11/07/2019