Asfalto, semáforos, uma máquina de varrição mecanizada de canteiros e ruas, recuperação das Águas Dançantes do Chafariz, um totem cartão-postal, compra de lixeiras, além de contratação de horas-máquinas para recuperação das estradas e melhorias da Zona Sul da cidade, um investimento de mais de R$3,6 milhões, foram os anúncios feitos pela Prefeitura Municipal ontem (10) na Associação Comercial e Industrial de Caçapava do Sul.

Mais de 100 pessoas, entre a equipe de Secretários, vereadores, empresários, assistiram a apresentação do Prefeito Giovani Amestoy e seu vice, Luiz Guglielmin, que detalharam passo a passo o projeto de modernização urbana que englobou várias demandas do município.

De acordo com Amestoy, o projeto #eus2caçapavadosul (hashtag Eu amo Caçapava do Sul), começou com a campanha promovida pela imprensa municipal, em que as pessoas enviaram fotos e cartas declarando seu amor por Caçapava:

Agora é a nossa vez, da Prefeitura, declarar seu amor por nosso Município. E isso só ocorre graças aos munícipes, que contribuem e que vão ter o retorno de seus impostos em serviços-público; graças aos empresários, que sempre são parceiros da Prefeitura e, à equipe de servidores, que ajudou a desenvolver este projeto, ousado, de desenvolvimento, que será feito com recurso livre”, completou.

Participaram do evento os vereadores Paulo Pereira, Caio Casanova e Silvio Tondo; representando o Deputado Federal Afonso Motta e Gerson Burmann, o assessor Jairo Pereira, além de empresários e representantes de ONGs e entidades.

Confira detalhes do Projeto:
No Projeto de Modernização urbana: #euS2caçapavadosul, está a valorização da cidade, de seu povo, do comércio e turismo local, bem como das residências e de toda a população que ganhará com mais mobilidade urbana e que valorizará comércio e residências do município.

Asfalto
Colocação de Asfalto na Av. Presidente Kennedy, Barão de Caçapava, Benjamin Constant e General Osório. Serão mais de 3km de asfalto nas principais perimetrais que são acessos dos munícipes que se deslocam de bairros e vilas ao centro, bem como rota de ônibus e caminhões interestadual. Ao todo, 26 quadras, que fazem parte do quadrante de modernização das perimetrais serão beneficiadas, um investimento de mais de R$3 milhões.

Colocação de Semáforos:
Receberão semáforos as ruas e Avenidas Pinheiro Machado esquina com Benjamin Constant; na Presidente Kennedy esquina com Barão de Caçapava; XV de Novembro esquina com Cel. Coriolano Castro. Além de mais três para aprovação do Conselho de Trânsito nas ruas: Félix da Cunha esquina com Gen. Osório; XV de Novembro esquina com Barão de Caçapava; Av. Lima e Silva esquina com Luís Coelho Leal. Investimento aproximado de R$100 mil.

Máquina de varrição mecanizada:
A mini carregadeira capina, varre e recolhe pequenos entulhos das ruas da cidade reduzindo o tempo de manutenção das vias. Investimento aproximado R$200.000,00

Águas dançantes-Chafariz:
Conserto do Chafariz da Praça da Matriz, que já está em fase de testes e funcionará aos fins de semana com horários das águas dançantes, sendo mais um cartão-postal e atrativo turístico em nosso Centro Histórico.

Lixeiras para descarte correto de dejetos

Compra e colocação de 50 pares contendo 100 lixeiras de descarte de reciclados e orgânicos em ruas, praças, pracinhas e avenidas. Investimento aproximado R$ 25.000,00.

Terceirização de horas-máquinas para estradas do interior:
As horas serão contratadas para o conserto das estradas do interior do município por onde escoam nossa produção, a exemplo do que já ocorreu em janeiro para recuperar as estradas após o Decreto de Emergência, quando foram contratadas 300h de terceirizadas. Investimento: R$300 mil.

Modernização zona Sul:
Parceria Público-privada para que empresas da região Sul da Cidade, em franca expansão comercial, construam calçadas e melhorias garantindo a segurança dos pedestres que transitam na localidade, além de colocação de tachões e semáforo em frente a Escola Nª Srª das Graças.

Totem Cartão-Postal
Compra e colocação de totem nas proximidades do ponto turístico mais visitado do nosso município: Forte Dom Pedro II. Tamanho estimado de 9,00ms de extensão e 1,70mts de altura, espessura de 25cm. Investimento aproximado de: R$8.950,000.

Próximos passos:
De acordo com o Executivo, o primeiro passo será enviar, inda nesta semana,o projeto de modernização à Câmara de Vereadores para aprovação do remanejo do recurso a ser investido. Concomitantemente será feita a conclusão do projeto de Execução (pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente), após, a abertura de Licitação (apresentação de propostas com prazo legal de até 90 dias). Se houver empresas interessadas, ocorre a abertura, homologação e início das obras que precisam ser licitadas, como a de colocação de asfalto, compra do maquinário de varrição, de semáforos, lixeiras e contratação de horas-máquina para conserto de ruas de bairros e estradas do interior.

Data de publicação: 11/06/2019