De 13 a 19 de maio acontece a 17ª Semana Nacional de Museus – SNM, temporada cultural promovida pelo Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). O Museu Lanceiros do Sul, de Caçapava do Sul, também está com programação para celebrar a data.

Dentre elas, a 1ª Exposição do Acervo Histórico Municipal Nicolau da Silveira Abrão, organizada pelo servidor Heron Freitas, com jornais como o Caçapavano (1908); O Cinema (1912) e o Espeto (1933), além de exemplares da Folha do Sul; O Município; O Estado; A Notícia; O Regional e Boletim Oficial do Município – BOM.

“Esta é a quarta vez que o Município participa ativamente na Semana Nacional. Sempre tentamos trazer novidades para a Semana do Museu e, desta vez, o destaque é o Acervo Histórico Municipal, com relíquias que estão sendo descobertas, catalogadas e digitalizadas em parceria com a Universidade Federal do Pampa e que poderão, futuramente, serem consultadas pela internet”, garantindo que os registros históricos salvaguardados pelo Município sejam de acesso a todos”, disse Timótheo Machado, Secretário de Cultura e Turismo.

Nesta edição, 1.114 instituições de cultura de todo o país oferecem ao público 3.222 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes. A Exposição do Arquivo Municipal no Museu deve ficar pelo menos por trinta dias em exposição.

Data de publicação: 17/05/2019