Na Semana Farroupilha, peões e prendas de Caçapava do Sul participaram de várias atividades tradicionalistas. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, as prendas e peões participaram das alvoradas festivas, cada um em sua entidade sede, realizaram palestras, oficinas e apresentações em diversos CTGs.

Destaque para a oficina de dança gaúcha de salão realizada no dia 15, no CTG Sentinela do Forte onde participaram além dos elencos artísticos, as crianças das escolas que visitavam a ronda cultural do grupo de declamadores José Henrique Azambuja.

Como convidado, representando o município e a 18ª Região Tradicionalista, o peão municipal Lucas Mota colaborou como avaliador no concurso de dança do CTG Batalha do Seival, em Candiota e como palestrante no CTN Sinos de São Miguel, na cidade de São Miguel das Missões na 3ª RT.

“Estamos elaborando projetos com a Secretaria de Cultura e Turismo para colaborarmos com o tradicionalismo, principalmente nas escolas. A ideia não impor o tradicionalismo, mas levá-lo a todos para que assim possamos conhecer nossa identidade cultural”.

“Um dos documentos mais importantes que temos no movimento é a carta de princípios que em seu objetivo XXII apresenta: Procurar penetrar e atuar nas instituições públicas e privadas, principalmente nos colégios e no seio do povo, buscando conquistar para o Movimento Tradicionalista Gaúcho a boa vontade e a participação dos representantes de todas as classes e profissões dignas’’, disse Lucas Mota que é professor de danças tradicionais e danças gaúcha de salão.

Data de publicação: 28/09/2016