A série de reportagens sobre a educação em Caçapava do Sul apresenta hoje a Escola Nossa Senhora das Graças, que fica localizada na Vila Sul.

A instituição funciona em três turnos, tem cerca de 60 pessoas que fazem parte da equipe (professores e funcionários) e atende ao todo 862 alunos. Pela manhã, as aulas são para as turmas do quinto ao nono ano. Durante a tarde as aulas são para as turmas de pré ao quarto ano e a noite, funciona o EJA.

De acordo com a diretora Paula Fernandes Chaves, a estrutura física da escola está em bom estado. “Reformamos uma sala de aula no início do ano, pintamos a escola, aumentamos o muro da frente e pretendemos agora fazer uma parada para os alunos que utilizam o transporte escolar”, disse.

A instituição tem uma biblioteca adequada e um laboratório de informática. De acordo com a diretora, falta uma pessoa capacitada que oriente aos professores para que possam utilizar o laboratório juntamente com os alunos.

Paula conta que no início do ano, os estudantes receberam os uniformes escolares de verão, mas ainda estão aguardando o repasse dos abrigos de inverno. “É muito importante. Aprovo o uso dos uniformes, assim como os pais. Todos estão na expectativa para receber esta nova leva dos uniformes”.

Já os professores consideram que existe a valorização da classe através do pagamento do piso do magistério, que será concluído com a última parcela no mês de julho. Mas, reivindicam a presença da Secretaria de Educação do município na escola. “É importante que a Seduc acompanhe mais de perto o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos educadores, nós sentimos esta falta”, disse uma professora.

Outra educadora salientou a importância da formação continuada para os professores que acontece nos meses de férias escolares. Sugeriu também que os temas sejam mais direcionados as áreas que os professores atuam para que tenham mais eficácia.

A única dificuldade que escola enfrentou recentemente foi à falta de professor devido à demora no preenchimento da vaga. Segundo a diretora, agora o mais importante tem sido o trabalho unido de toda a equipe.

“Quero agradecer aos nossos professores e funcionários que trabalham nos três turnos. São muito competentes e empenhados. Sem eles não existe direção eficiente. Também agradeço aos alunos, que são o nosso foco. Tenho certeza que todos eles estão sendo bem acolhidos”.

Data de publicação: 17/06/2016