No mês em que se comemora o dia de Conscientização e Enfrentamento da Violência contra as Pessoas Idosas, a Secretaria de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal do Idoso (CMI), estará realizando no dia 29 de junho, no Instituto Municipal de Educação, a partir das 13h30min, um seminário com o tema: “Direitos da Pessoa Idosa”.

A palestra será ministrada pelo integrante do Conselho Estadual do Idoso, Leonildo Mariani. Estão convidados a participar do evento a comunidade em geral, entidades voltadas aos cuidados com o idoso, agentes de saúde, cuidadores e grupos da 3ª idade.

No turno da manhã, será realizado uma capacitação junto aos conselheiros municipais do idoso.

O CMI foi criado em 2014. É o órgão encarregado de acompanhar e fiscalizar as Políticas Públicas voltadas ao idoso no município.

- Com a longevidade das pessoas aumentou a preocupação de melhorar a qualidade de vida dos idosos. Para isso, a Secretaria de Assistência Social oferece oficinas de artesanato, canto coral, ginástica, bailes, passeios, entre outras atividades, tudo com objetivo de fortalecer vínculos – explicou a secretária de Assistência Social Rosa Vivian.

Conforme dados da Secretaria de Assistência Social, o número de agressões físicas, psicológicas e de abandono, vem crescendo no município.

Qualquer denúncia de violação dos direitos do idoso devem ser feitas através do Disque 100 ou no próprio Conselho Municipal do Idoso, localizado junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CREAS – Rua General Osório, 1050).

Data de publicação: 15/06/2016