A Votorantim Metais, em parceria com o Instituto Votorantim e a Prefeitura Municipal, lançou, nesta quarta-feira (13), o concurso Desafio Criativos da Escola para um grupo de 23 estudantes de escolas municipais do Ensino Fundamental de Caçapava do Sul.

Esta foi a primeira ação prática de mobilização do Parceira Votorantim pela Educação (PVE), programa que busca contribuir para a  melhoria da educação pública nas regiões nas quais as empresas Votorantim atuam. O encontro foi realizado no Instituto Municipal de Educação.

O Desafio Criativos da Escola tem o objetivo de tornar os alunos  protagonistas ao desafiá-los a mudarem suas realidades. As crianças e jovens são instigados a apresentar propostas de soluções para os problemas que identificam em suas escolas ou bairros.

Acompanhados por professores e pais, os estudantes participaram de oficina que, além de detalhar o concurso, também contribuiu para iniciar o processo de  conscientização dos problemas cotidianos. Entre os temas apontados, já na apresentação individual, apareceram a falta de uma quadra esportiva coberta e a deficiente infraestrutura das estradas pelas quais o ônibus escolar transita.

Segundo a secretária de Educação, Maureli Lopes, a maioria das escolas está engajada e motivada. “O sentimento de todos em relação ao PVE é muito positivo. Os grupos estão elaborando projetos ousados e em busca de apoio”, destaca.

Ação

“O Desafio Criativos da Escola é baseado em uma metodologia criada na Índia, chamado de Design for Change, presente em mais de 20 países”, explica a mobilizadora local da Votorantim Metais, Clarisse de Freitas.

Segundo ela, o concurso é norteado por quatro verbos: sentir (os problemas), imaginar (soluções), praticar (ideias) e compartilhar (experiências). Podem participar iniciativas implementadas ou que estejam em andamento.

Os Interessados devem acessar o site www.criativosdaescola.com.br .

Data de publicação: 15/04/2016