Na manhã desta quarta-feira (23), o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, participou de uma reunião no Sindicato Rural de Lavras do Sul, acompanhado do prefeito do município, Alfredo Barbosa Borges, e do prefeito de Caçapava do Sul, Otomar Vivi...

Na manhã desta quarta-feira (23), o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, participou de uma reunião no Sindicato Rural de Lavras do Sul, acompanhado do prefeito do município, Alfredo Barbosa Borges, e do prefeito de Caçapava do Sul, Otomar Vivian.

Durante a audiência, Borges solicitou uma solução para a Ponte do Arroio Hilário, localizada na ERS 357, entre Lavras do Sul e Caçapava. A ponte teve seu tráfego limitado para veículos acima de 24 toneladas.

Conforme o prefeito de Lavras, a limitação prejudica o escoamento da safra, "se o acesso for limitado vamos ficar isolados, caminhões com 50 toneladas passam por ali. Precisamos que algo seja feito. Isso já esta causando prejuízos para nós, para nossa produção", disse. A ponte do Arroio Hilário foi construída na década de 30, com 71 metros e capacidade de 24 toneladas.

Westphalen destacou sua preocupação com a demanda, "sabemos que o problema é grave, e imediatamente enviamos dois engenheiros do Daer para fazer uma avaliação e buscar soluções. A estrutura da ponte não está abalada, com isso, a solução inicial é diminuir o vão da ponte e passar um caminhão por vez com baixa velocidade, sinalizar e colocar uma lombada eletrônica", completou o secretário. Segundo o superintendente do Daer na região, Ricardo Levy, já existe um projeto para uma nova ponte, orçado em aproximadamente 2,5 milhões.

Estavam presentes também na reunião a vice-prefeita de Lavras, Fatima Moreira, o vice-prefeito de Caçapava, Ilson Tolfo, o presidente do Sindicato Rural de Lavras, Angelo Etchuchury, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, João Rui Nunes, o presidente do Núcleo Regional de Criadores de Terneiro de Corte, Jacques Brasil de Souza, vereadores e técnicos do Daer na região.

Data de publicação: 24/03/2016