O Centro Regional de Oftalmologia do Hospital de Caridade Dr.

O Centro Regional de Oftalmologia do Hospital de Caridade Dr.Victor Lang de Caçapava do Sul, começou o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nesta terça-feira, dia 19, após os agendamentos feitos pela Secretaria de Saúde.

Para fazer o agendamento das consultas, os pacientes devem se dirigir até a Secretaria Municipal de Saúde. Estão disponíveis 332 consultas por mês, que serão divididas entre as cidades de Caçapava, Encruzilhada e Santana da Boa Vista.

No Centro Oftalmológico serão feitos exames de rotina como tonometria, paquimetria, mapeamento da retina e também avaliações específicas, como campimetria computadorizada, microscopia especular e topografia.

- As pessoas da região estavam carentes de um Centro Oftalmológico. O mais próximo era em Cachoeira do Sul. Após iniciativa da Prefeitura e do Hospital em comprar equipamentos, hoje temos um Centro Oftalmológico completo que possibilitará o atendimento de pacientes de Caçapava e região – disse o  Oftalmologista Flavio Moura.

A diretora do Hospital de Caridade Dr. Victor Lang, Maria Helena Amado, destacou a importância desse atendimento pelo SUS.

- Acredito que esses atendimentos venham agregar e qualificar o serviço do Hospital – disse Maria Helena Amado.

Os equipamentos foram comprados em 2014, com recursos da Prefeitura, do Estado e da Câmara de Vereadores, onde o Centro foi inaugurado com atendimentos particular e convênios, aguardando o credenciamento pelo SUS.

No início de 2015, o Centro foi credenciado pelo Sistema Único de Saúde, conforme publicação no Diário Oficial do Estado e aguardava o desfecho final com a assinatura do contrato entre Hospital e Estado.

A penúltima parte foi concretizada em outubro do ano passado, com a visita do Secretário de Saúde do Estado, João Gabbardo dos Reis, para a assinatura da resolução que transfere os recursos do Centro Oftalmológico para Caçapava do Sul.

Em dezembro as consultas foram colocadas no sistema da 8º Coordenadoria Regional de Saúde. Os agendamentos começaram no dia 19 de janeiro de 2016. A média de atendimentos é de 45 consultas por dia, além dos exames.

No contrato com o Hospital, o Estado repassa em torno de R$ 30 mil por mês e a Prefeitura aproximadamente R$ 20 mil, suprindo as demandas.

A equipe é formada por dois médicos Oftalmologistas, uma técnica em enfermagem, recepcionista e o suporte do atendimento do Hospital. A sala dos exames fica localizada em outro local, para as pessoas terem mais espaço na sala de espera.

- É a primeira vez na história que Caçapava do Sul tem um atendimento especializado de referência regional pelo SUS, por tanto, é um motivo de muita alegria para todos. Em breve seremos também referência em traumatologia. As pessoas que precisam consultar com o Oftalmologista precisam agendar na Secretaria de Saúde - disse a Secretária Rosane Abdala.

Para a técnica em enfermagem, Alessandra Delhe, o Centro é uma conquista da população de Caçapava, pois as pessoas não precisam mais viajar para buscar este atendimento.

Data de publicação: 19/01/2016