No domingo, dia 20, foi realizado o encontro dos descendentes de Matias Teixeira de Souza, na Varzinha, interior de Caçapava do Sul.

O Prefeito Otomar Vivian participou da confraternização que teve o hasteamento das bandeiras dos municípios que possuem descendentes de Matias Teixeira de Souza. Depois o professor e historiador João Henriques contou a história da família e porque resolveu fazer a busca histórica genealógica, além de lançar o livro “Nossas Origens”.

Após aconteceu o pronunciamento das autoridades e o descerramento da placa na casa de 205 anos, que foi a morada de Matias Teixeira de Souza.

Matias Teixeira de Souza, natural de Taquary, veio para a região do Cerro da Sentinela (hoje Caçapava do Sul) ocupar as terras herdadas de seus pais no ano de 1810. Tiveram 15 filhos. Silvano Teixeira de Souza foi para o 3º distrito de Alegrete. Manoel Rodrigues Teixeira e Francisco Rodrigues Teixeira, para São Gabriel, nas localidades de Caiboaté e Passo do Rosário. Os demais filhos ficaram nos munícipios de Caçapava e Santana da Boa Vista.

No final, a Guarda de Infantaria Farroupilha entregou a medalha Barão de Caçapava a pessoas que contribuíram para a comunidade e também com esta história como Elcio Lima, José Francisco, Honório Henriques, Derli Melo, Danúbio Figueiredo, Tereza Dutra, Telmo Dutra, Dina Machado, Flávio Monteiro, Ronildo Ramos, Vinícius Oliveira, Ariovaldo Garcia, Marcelo Spode, Otomar Vivian e Euclides Torres.

Data de publicação: 21/12/2015