Na última semana foram instalados no Centro Municipal de Cultura Arnaldo Luiz Cassol os dez computadores que serão utilizados no programa Recode, do Comitê de Democratização da Informática, CDI.

Na última semana foram instalados no Centro Municipal de Cultura Arnaldo Luiz Cassol os dez computadores que serão utilizados no programa Recode, do Comitê de Democratização da Informática, CDI. O projeto consiste em oficinas para jovens visando o protagonismo social, inovação e a resolução de problemas na comunidade através da tecnologia, modificando seu presente e criando uma nova perspectiva de futuro.

As oficinas serão abertas a comunidade e não terão custos e número de vagas limitadas. O projeto foi viabilizado através do edital CDI Bibliotecas no início de 2015, com patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates, a Biblioteca Pública Municipal Domingos José de Almeida enviou a proposta e foi uma das 54 contempladas no Brasil, sendo apenas 5 (cinco) no Rio Grande do Sul. As oficinas terão a supervisão da bibliotecária Gabriele Gibbon, que é a responsável técnica do projeto e serão desenvolvidos pela equipe do Centro Municipal de Cultura.

Os computadores serão utilizados exclusivamente nas oficinas, não estando a disposição para acesso a internet neste primeiro momento. Para mais informações os interessados devem procurar a Biblioteca Pública no período da manhã, ou através do telefone 3281-3936, ou ainda através do email [email protected]. “Reprogramar para transformar, Bora começar?”.

 O que é o CDI?

O Comitê de Democratização da Informática (CDI) é uma organização social que usa a tecnologia para transformação social, empoderando comunidades e estimulando o empreendedorismo, a educação e a cidadania. Por meio de 842 espaços de empoderamento digital, a Rede CDI está presente em 15 países no mundo (Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, México, Portugal, Venezuela, País de Gales, Irlanda, Escócia, Polônia, Romênia e Letônia) e impactou até hoje mais de 1,64 milhão de vidas. Essa Rede Global é coordenada e acompanhada por 24 escritórios regionais e Internacionais, estendendo-se aos lugares mais remotos do Brasil e da América Latina, beneficiando pessoas de diferentes faixas etárias, culturas, raças e etnias.

 

 

O que é o Recode?

No ano em que completa 20 anos transformando vidas através da tecnologia, o CDI evolui o seu propósito para fazer frente aos desafios do novo século e lança o Programa Recode. A organização parte da crença de que os jovens podem reprogramar o sistema vigente e, propor soluções para os problemas do mundo.

O programa, testado em projeto piloto em 2014, se apoia em metodologia com três pilares:

-Resolução de problemas sociais

-Desenvolvimento de habilidades sócio emocionais do século XXI

-Autonomia em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)

 

O objetivo é formar indivíduos autônomos e conectados, que, a partir de uma nova consciência, usam a tecnologia como ferramenta parar gerar impacto positivo na sua vida e na sua comunidade. Isso se dá através de uma metodologia que habilita o jovem a ser um “reprogramador” da sua realidade, e de uma rede mundial que conecta experiências inovadoras em todo o globo.

Data de publicação: 13/11/2015

Compartilhe!