A coordenadora local do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Gislaine Huerta, juntamente com a secretária de Educação, Maureli Lopes, e as professoras Rose Andrade e Mariângela Fighera, estiveram em Pelotas, nos dias 21 e 22 de setem...

A coordenadora local do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Gislaine Huerta, juntamente com a secretária de Educação, Maureli Lopes, e as professoras Rose Andrade e Mariângela Fighera, estiveram em Pelotas, nos dias 21 e 22 de setembro, participando da primeira formação presencial para orientadores.

Durante o encontro, os professores participaram de um Seminário Inicial que abordou o tema “O Curriculo no Ciclo de Alfabetização”, tendo como palestrante Daniela Mattos.

O Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa no município já havia iniciado suas atividades nesse ano com as professoras alfabetizadoras, fazendo uma retomada nos cadernos que foram trabalhados em 2013 e 2014.

O PNAIC centraliza suas ações através de cinco princípios básicos: perspectiva de um currículo inclusivo, que defende os direitos de aprendizagem de todas as crianças, fortalecendo as identidades sociais e individuais, integração entre os componentes curriculares, foco central na interdisciplinaridade, ênfase na alfabetização e letramento. O foco de formação foi o professor “Protagonista” e o “Lúdico” na sala de aula, reafirmando que o mesmo propicia ações voltadas tanto para aprendizagem como para a vida da criança, caracterizando-se como elemento inclusivo na dimensão individual e coletiva desse sujeito.

A novidade desse ano será o envolvimento dos gestores com formação paralela a dos orientadores, onde as professoras Gislaine Huerta e Maureli Lopes irão receber a formação em Pelotas e trabalhar com as equipes diretivas das escolas para que se consolidem as ações do PNAIC nas escolas da Rede Municipal.

 

 

 

Data de publicação: 24/09/2015

Compartilhe!