Inclusão, sociabilidade e exemplo de cidadania.

Inclusão, sociabilidade e exemplo de cidadania. Isso é o que o projeto “Ame o turismo caçapavano” proporciona ao estimular pessoas com surdez a serem condutores locais de turismo do município.

São 13 participantes entre ouvintes e surdos. As aulas acontecem nas tardes de sábado no Instituto Dinarte Ribeiro, através do programa Mais Educação.

Em cada encontro são realizadas atividades envolvendo desenhos e textos sobre educação patrimonial, assim como o estudo e a prática da Língua Brasileira de Sinais - Libras.

“Queremos formar este grupo como condutores locais de turismo e com isso oportunizar mais acessibilidade cultural e prática do exercício da cidadania”, afirma a orientadora do projeto Maristela Petrin.

O projeto iniciou em maio deste ano e segue até dezembro totalizando 100 horas/aula. É oferecido de forma voluntária e aberto para quem quiser participar.

“É um trabalho de valorização da pessoa com surdez porque ela também observa o espaço em que está inserida. Também propicia o conhecimento e produção de material de divulgação para preservar a memória e a história da cidade”, afirma Maristela.

Na terça-feira, dia 11, os participantes fizeram uma exposição com desenhos e pinturas sobre patrimônio histórico no Centro Municipal de Cultura. Os trabalhos seguem expostos até a próxima semana.

O projeto também deve promover uma palestra sobre surdez no dia 26 de setembro, data em que se comemora o Dia do Surdo.  Mais informações podem ser obtidas no grupo “Libras – Caçapava do Sul”, do Facebook.

Data de publicação: 12/08/2015

Compartilhe!