Durante todo o dia de sexta-feira, dia 03, aconteceu no salão de atos do Instituto Municipal de Educação, a 7º Conferência Municipal de Saúde, com a participação de todos os servidores da saúde, membros do Conselho Municipal de Saúde e da 8º Coordenadoria Regional de Saúde.

A abertura do evento foi as 9h, com a presença do Prefeito Otomar Vivian, da Secretária de Saúde, Rosane Abdala, do palestrante Francisco Bastos, do representante da 8º CRS, Anderson Alves e a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Solange Tavares.

Na sequencia, iniciou a primeira palestra, que abordou o tema “ Direito a Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade”, com o Doutor em saúde coletiva, Francisco Bastos. Após a Secretária de Saúde, Rosane Abdala, falou sobre o “financiamento do SUS e relação público-privado”.

Durante o evento a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Solange Tavares, colocou o regimento interno da Conferencia em votação, no qual foi aprovado e falou das atuais dificuldades de saúde, principalmente com o atraso e redução nos repasses do Estado e União.

O Prefeito também falou sobre essas dificuldades, onde o Estado deve para o município mais de R$ 1 milhão na área de saúde, onde somente o PIM e a SAMU não recebem recursos do Estado desde outubro de 2014, no qual a despesa é compartilhada e o município está bancando sozinho. Além segundo o Prefeito, de outras demandas que estão atrasadas ou o repasse foi diminuído. O Prefeito falou também dos atrasos do Governo Federal, onde os repasses da parte da União para manter os ESFs e outros programas como medicamentos fazem vários meses que Caçapava não recebe nenhum centavo.

Na parte da tarde a Conferência vai abordar a leitura do relatório final, a discussão nos grupos de debate e o momento cultural.

Data de publicação: 03/07/2015