A II Semana Acadêmica da Engenharia Ambiental e Sanitária da Unipampa acontece entre os dias 08 e 12 de junho. O evento já está com as inscrições abertas.
O valor da inscrição é R$ 20,00. Dá direito a participação em dois minicursos com certificado por minicurso mais certificado de 30 horas para converter em Atividades Curriculares de Graduação (ACG). O pagamento deve ser feito para a acadêmica Rosangela de Camargo (7º semestre).

A programação do evento já está definida. Inicia dia 08 com o credenciamento às 9 horas, seguida da abertura oficial. No turno da tarde, a partir das 13h30min, haverá palestra sobre diagnóstico preliminar da bacia hidrográfica do Rio Camaquã e recursos hídricos, hidrologia e desenvolvimento sustentável.

Na terça-feira, dia 09, pela manhã, serão ministrados os minicursos sobre desastres naturais, tratamento de água e marketing ambiental. No turno vespertino haverá palestra sobre desafios e oportunidades em recursos hídricos e sobre os desafios da nanotoxicologia.

O destaque da quarta-feira, dia 10, é a apresentação de trabalhos acadêmicos e ações de conscientização e educação ambiental pela manhã nas escolas. Na parte da tarde as ações acontecerão na Promorar, envolvendo a comunidade.

Na quinta-feira, dia 11, pela manhã, acontece minicursos sobre topografia avançada, compostagem: uma solução para os recursos orgânicos e aplicação de técnicas de remediação de áreas contaminadas. Pela tarde, as palestras envolvem temas sobre impactos da suinocultura no bioma Pampa e licenciamento ambiental em pequenos municípios.

O último dia da Semana Acadêmica é sexta-feira, 12, terá palestra sobre avaliação de recalques em aterros de resíduos sólidos domiciliares, pela manhã e uma mesa redonda seguida de um coquetel de encerramento, à tarde.

Segundo a organização do evento, a Semana Acadêmica terá também um momento lúdico no sábado, dia 13, com a I Mateada da Engenharia Ambiental e Sanitária da Unipampa. A mateada acontecerá no Forte Dom Pedro II, a partir das 15 horas. A erva-mate será por conta da ervateira Longo Sabor.

No local haverá exposições de trabalhos (voltados a área ambiental) dos alunos das escolas municipais, ação em saúde com verificação de pressão arterial e glicose, ação de conscientização da dengue e doença de Chagas, divulgação da Coleta Seletiva, shows, divulgação dos projetos da Unipampa, feira de artesanato do CRAS, feira de artesanato do CAPS, entre outras atividades para a comunidade, que é convidada a participar.
A Mateada da Engenharia Ambiental é promovida pela Unipampa em parceria com a Prefeitura de Caçapava do Sul.

Data de publicação: 03/06/2015