Na terça-feira, dia 26, foi realizada a apresentação preliminar das metas do Plano Municipal de Educação (PME), na Seduc.

Participaram da apresentação à equipe da Secretaria de Educação, professores municipais e o Conselho Municipal de Educação, responsáveis pela reelaboração do PME.

De acordo a Seduc, o plano foi estruturado em cinco grandes eixos: garantia dos direitos educacionais, superação das desigualdades sociais, ensino superior, valorização dos profissionais da educação e, financiamento e fortalecimento da gestão democrática.

Dentro dos eixos contém as 20 metas educacionais para o município nos próximos 10 anos, atendendo uma exigência prevista na Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE). A lei estabelece diretrizes e metas para o ensino médio e para a educação superior no município, dialogando com os responsáveis por esses níveis de escolarização.

As metas serão apresentadas na sexta-feira, dia 29, em audiência pública para serem, ou não, aprovadas. A audiência será realizada no Instituto Municipal de Educação (IME), ainda sem horário definido.

O passo a passo para a reelaboração do PME, bem como as metas e diretrizes para alcançá-las, estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) foram realizados por grupos de estudos envolvendo profissionais da educação. Os estudos foram feitos em um período de aproximadamente um mês.

Data de publicação: 26/05/2015