Diante dos acontecimentos ocorridos nos últimos dias no Canil Municipal de Caçapava do Sul, a equipe de trabalho da entidade vem através deste esclarecer alguns fatos para a população Caçapavana. Muitos boatos e comentários maldosos foram gerados a partir da postagem de uma foto por meio de uma rede social amplamente utilizada, gerando dúvidas sobre as atividades do Canil.

O fato ocorrido no dia 12 de abril de 2015 que gerou toda esta repercussão, tratou-se de um acidente onde um animal veio a óbito devido a uma briga entre os cães, como ficou comprovado pela análise das câmeras de vigilância do Canil. Acidentes como estes podem ocorrer em todo e qualquer lugar onde permaneçam juntos, animais oriundos de diversas origens e que passavam por tratamentos distintos. No momento em que começam a conviver no mesmo ambiente é formada uma nova hierarquia entre os mesmos, período este onde pode haver enfrentamentos. Estes enfrentamentos são recorrentes. Sejam em pátios, propriedades rurais, ONG S como por exemplo, o Clube do Cão e em Canis como é o caso do Municipal. Seguidamente são atendidos no Canil, animais com diferentes graus de lesões para tratamento e até mesmo para correta deposição de cadáveres em caso de óbito.

Uma vez esclarecido o acontecido, desde já refutamos toda e qualquer acusação descabida de maus tratos aos animais abrigados no canil. Sejam estas veiculadas a foto e por comentários posteriores; Pois os animais recebem alimentação diariamente em quantidade suficiente e de acordo com seu porte e peso. Inclusive, aos finais de semana os cuidados básicos de alimentação e reposição de água, eram realizados pelo morador do local.

Para ratificar esses fatos, saliento a presença de integrantes da ONG Clube do Cão, semanalmente no Canil Municipal para a realização de Cirurgias de Castração, e especialmente a presença de uma das integrantes da ONG que junto com um dos funcionários, esteve nas dependências do Canil no Domingo 12 de Abril, buscando dois animais que participaram da feira de adoção realizada pelo Clube do Cão na parte da tarde. Sendo que, segundo informações das voluntárias foram os primeiros a serem doados. Os fatos falam por si, e o trabalho conjunto do Canil Municipal e da ONG Clube do Cão nos dois últimos anos, mostram que ambas as entidades têm o mesmo objetivo e ações complementares. Nada mudou nesta parceria, porque sabemos que o que foi escrito utilizando a conta ligada a entidade na rede social, não é o que a mesma pensa, e sim o pensamento de uma ou outra integrante ou ex- integrante.

Após este acontecimento será instalada uma quarta câmera de segurança no local, onde todas as imagens continuarão a ter acompanhamento 24 horas por dia pela empresa de segurança. Já os cuidados com os animais aos finais de semana, voltam a estar a cargo dos funcionários do Canil Municipal em sistema de rodízio.

Em frente aos fatos e tomadas todas as providências, eu, Henrique de Freitas Mesquita da Costa, Médico Veterinário, Responsável Técnico do Canil Municipal, assim como os funcionários Juraci Loreto da Silveira e Jalva Rossana Teixeira Stefani preocupados com a situação dos animais de companhia de nosso Município, viemos reafirmar o compromisso junto à população. Ao contrário do que foi dito e escrito, não somos um bando de vagabundos, ladrões e outras acusações de baixo calão. Acusações estas para as quais já estão sendo tomadas as medidas cabíveis para esclarecimento. Somos funcionários que para realizar os cuidados aos animais, inúmeras vezes deixamos nossos lares seja após o horário de expediente ou em finais de semana, deslocando-se em veículo próprio e sem receber nada em troca por isso.

Não admitimos que nosso trabalho e esforço seja colocado a prova por afirmações inverídicas, sensacionalistas ou de cunho político, divulgadas seja por meio de internet, jornais ou rádio.

Nossas ações são confirmadas por números amplamente positivos, seja no que tange à vacinações, procedimentos cirúrgicos, identificações por microchips ou doações de animais. Tornando-se assim, referência Regional, o trabalho realizado no Canil Municipal de Caçapava do Sul.

Data de publicação: 23/04/2015