O município de Caçapava do Sul foi contemplado recentemente com o projeto “Vestígios Açorianos”. O projeto consiste em distribuir 10 peças de cerâmica, com barras similares aos antigos azulejos portugueses a serem afixadas nas fachadas dos prédios de relevância histórica.

Com o intuito de integrar arquitetura, design, história e cultura, o projeto estabelece um elo entre as cidades colonizadas pelo povo açoriano, através das placas semelhantes a antigos azulejos portugueses.

No centro das peças barradas com motivos açorianos, constarão imagens de pontos turísticos, prédios e outras imagens que expressem a cultura de cada local contemplado pelo projeto.

De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), será feita a exposição de forma permanente dessas obras, através de colocação das peças em prédios históricos do município, que deve ocorrer ainda neste primeiro semestre. Os prédios estão sendo escolhidos pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Compharc).

A proposta do projeto é beneficiar a cidade com um legado histórico para a preservação de sua memória social, além de ter seus prédios requintados com o charmoso toque açoriano, incorporando novos conceitos à sua arquitetura.

Além de Caçapava, outras 13 cidades gaúchas foram contempladas com os “Vestígios Açorianos”: Canguçu, Gravataí, Guaíba, Jaguarão, Osório, Pelotas, Piratini, Rio Grande, Rio Pardo, Santa Maria, Santo Antônio da Patrulha, Vacaria e Viamão.

A produtora executiva é Renata Becker e a artista plástica é Denize Domingos, que visam, através dos “Vestígios Açorianos” resgatar a memória e valorizar a herança cultural açoriana na cultura do Rio Grande do Sul, através das artes visuais.

O projeto é financiado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (PRÓ-CULTURA RS FAC), Lei nº 13.490/10, através da Secretaria de Estado da Cultura, o projeto conta com o apoio institucional da Prefeitura de Gravataí, por intermédio da Fundação Municipal de Arte e Cultura – Fundarc, Quiosque da Cultura, bem como da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul.

Data de publicação: 17/04/2015