Um dos membros da Comissão Especial do Congresso Nacional que vai colocar em votação a reforma política no País, Deputado Federal Afonso Mota (PDT), esteve na manhã desta sexta-feira, dia 20, em Caçapava do Sul para uma série de agendas políticas e ta...

 Um dos membros da Comissão Especial do Congresso Nacional que vai colocar em votação a reforma política no País, Deputado Federal Afonso Mota (PDT), esteve na manhã desta sexta-feira, dia 20, em Caçapava do Sul para uma série de agendas políticas e também institucionais.

Uma das reuniões foi com o Prefeito Otomar Vivian, onde o tema central foram as liberações dos recursos do Governo Federal e também a reforma política.

Segundo o Deputado, até a metade do ano o Congresso Nacional vai votar e promulgar a reforma, para valer já para as eleições de 2016. No texto original fica extinta a coligação entre partidos para a eleição proporcional, mantém o financiamento privado das campanhas mas com restrição e limite, termina com a reeleição para Prefeito, Governador e Presidente, mas aumenta o mandato para cinco anos e a eleição geral no mesmo ano para todos os cargos, tanto do Estado e União, quanto municipal.

Para a reforma já começar a vigorar nas eleições do ano que vem, a proposta e em 2016 realizar uma eleição para um mandato de apenas dois anos, para Prefeito e Vereadores, podendo em 2018 concorrer a reeleição, ai sim para o mandato de 5 anos, junto com os outros cargos.

O Deputado está percorrendo vários municípios para colher dos Prefeitos e vereadores sugestões sobre a reforma e as mudanças que precisam acontecer na divisão dos recursos, através do pacto federativo.

 

 Afonso Mota participou de todas as reuniões acompanhado de membros do PDT local.

Data de publicação: 20/03/2015

Compartilhe!