O presidente da Associação Gaúcha dos Professores Técnicos de Ensino Agrícola – AGEPTEA, Sérgio Luiz Crestani, o Secretário, Fritz Roloff e o Tesoureiro, Carlos Fernando Oliveira da Silva, acompanhados do Diretor da Escola Técnica Dr. Rubens da Rosa Guedes – ETERRG, Paulo Roberto Benitez, do Secretário da Escola, Ivanói Brito e do Vereador Silvio Tolfo Tondo, foram recebidos pelo Prefeito Municipal, Otomar Vivian e pelo Vice Prefeito, Ilson Tondo, para uma reunião sobre as Escolas Técnicas, onde o ETERRG tem se destacado ao longo dos anos, com a formação de mão de obra especializada de jovens de da Caçapava do Sul e de cidades da região.

Vivian disse aos visitantes que o trabalho feito pela escola é muito importante para o desenvolvimento dos alunos e para os produtores rurais da região e também para o estado, pois muitos alunos formados pela ETERRG estão atuando em empresas nas mais diversas cidades do Estado e do Brasil. Nossa região tem sua economia baseada no Agronegócio e formar mão de obra qualificada auxilia no desenvolvimento do município.

Uma das pautas da reunião foi sobre a Casa do Professor de Ensino Agrícola, que fica no Parque Assis Brasil, onde contribui com a integração da categoria, para ser sede de atividades de capacitação profissional, reuniões, assembleias e exposições de trabalhos de alunos durante a Expointer. Segundo Crestani, esta sede foi construída com recursos da AGPTEA, e no governo anterior, a casa foi destruída para ampliar a área da agricultura familiar, e na reconstrução, ficou pela metade, pois o Ministério Público embargou à obra em decorrência de superfaturamento da obra.

Os diretores solicitaram ao prefeito que lhe acompanhassem em uma reunião com o Secretário da Agricultura do Estado, Ernani Polo, para tratar este assunto, pois a Expointer, que deve ser realizada entre os meses de agosto e setembro deste ano, e a preocupação é com os professores  e alunos que não terão as acomodações adequadas durante a feira.

O prefeito entrou em contato com o Secretário e com o novo Diretor do Parque de Exposições e ficou marcado para o dia 18 de março uma reunião em Porto Alegre para tratar do assunto. O Secretário Ernani Polo informou também que está sendo criado um grupo de trabalho para tratar da reestruturação das Escolas Agrícolas do Estado, com a participação da Secretaria de Educação, Secretaria da Agricultura e a Secretaria de Desenvolvimento Rural.

A pedido do prefeito, o vereador Silvio Tolfo Tondo irá acompanhar a comitiva da AGPTEA na reunião com o Secretário Ernani Polo, na semana que vem em Porto Alegre. Tondo é professor da Escola Técnica e também foi diretor por oito anos, e conhece a fundo os problemas enfrentados pela classe.

Data de publicação: 05/03/2015