A Prefeitura de Caçapava do Sul divulgará na quinta-feira, 08, o nome da empresa vencedora da licitação para instalação da usina hidroelétrica na Cascata do Salso, localizada no interior do município.

A Prefeitura de Caçapava do Sul divulgará na quinta-feira, 08, o nome da empresa vencedora da licitação para instalação da usina hidroelétrica na Cascata do Salso, localizada no interior do município. Deve ser aberto um único envelope, já que até o momento uma empresa, a CRERAL - Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai (mesma que está construindo uma usina de biomassa em São Sepé) se habilitou a participar da concorrência pública.

A concorrência pública é para escolher a empresa que vai explorar o local, construindo uma unidade que gere mais de 500 kw de energia. A empresa que oferecer o maior retorno em impostos para o município será a vencedora, que além da instalação da usina terá que revitalizar o local para visitação turística.

Segundo o Prefeito Otomar Vivian, na justificativa do projeto, a instalação de uma central hidroelétrica envolverá um complexo projeto de engenharia, desenvolvendo um conjunto de obras e equipamentos, tendo por finalidade produzir energia elétrica através de aproveitamento do potencial hidráulico existente no local.

O Prefeito salienta também que o retorno será importante para o município no que diz respeito ao ICMS, aos empregos diretos e indiretos, além da revitalização do local para visitação turística.

A empresa que vencer terá 18 meses para construir a hidroelétrica e irá explorar o local por 30 anos, com retorno significativo para a cidade, em termos de energia, emprego, turismo e arrecadação.

O projeto para instalação da usina hidroelétrica na Cascata do Salso foi aprovado pela Câmara de Vereadores no final do ano de 2014.

Data de publicação: 07/01/2015

Compartilhe!