Todo o final de semestre, é divulgado pela Secretaria de Saúde do Município, a enquete realizada dentro de cada posto de saúde, os ESFs, conforme orientação da 8º Coordenadoria Regional de Saúde, para verificar o grau de satisfação do usuário, onde o ...
Todo o final de semestre, é divulgado pela Secretaria de Saúde do Município, a enquete realizada dentro de cada posto de saúde, os ESFs, conforme orientação da 8º Coordenadoria Regional de Saúde, para verificar o grau de satisfação do usuário, onde o setor de auditoria coloca uma urna e uma cédula de votação para os pacientes marcarem o nível de satisfação ou não, quanto ao atendimento e procedimentos realizados nos postos.
O voto é opcional, ou seja, a pessoa só preenche a folha se quiser, assinando o nome no final e escrevendo alguma sugestão.
Na enquete do 2º semestre de 2014, o nível de satisfação dos pacientes ficou em 90,3% e das pessoas não satisfeitas ficou em 9,7%. As opções para as pessoas marcarem na cédula é satisfeito, zangado, normal, muito feliz, triste e feliz. Esses itens são padrão no Estado, ou seja, em toda a Estratégia da Saúde da Família (ESF).
Segundo a Secretária de Saúde, Rosane Abdala, a média de satisfação vem aumentando a cada semestre, porque no primeiro de 2014, o índice apontava uma aprovação entorno de 80% e agora no final do ano chegou a 90%. A enquete e a urna fica à disposição no posto e pessoa vota se quiser, sendo uma maneira de expressão ou de avaliação do atendimento realizado, bem como dos procedimentos.
Esta auditória é monitorada pela 8º Coordenadoria Regional de Saúde, onde caixa fica lacrada durante todo o semestre, as pessoas só colocam a ficha preenchida na urna, dando também sugestões ou reclamando de alguma coisa.
“ Esses números nos dá a certeza que o trabalho dentro da unidade de saúde está sendo feita de maneira correta e a organização dos postos desde 2013 está dando resultado, principalmente pelas equipes completas, inclusive com médicos e outras especialidades.
As auditorias são feitas apenas nos ESFs, mas a Secretaria pretende solicitar a Coordenadoria uma ampliação nesta auditoria, passando também para outros órgãos, como policlínica, a própria Secretaria de Saúde e o PA.
Confira a tabela divulgada pelo setor de auditoria do SUS, na Secretaria de Saúde:
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
COORDENAÇÃO DAS AÇÕES EM SAÚDE
RELATÓRIO TOTAL DO PROJETO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO
DOS USUÁRIOS DO SUS NAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA
AVALIAÇÃO | ESF I | ESF II | ESF III | ESF IV | ESF V | TOTAL |
Satisfeito | 59 | 120 | 15 | 84 | 25 | 303 |
Zangado | 16 | 11 | 2 | 14 | 8 | 51 |
Normal | 33 | 29 | 9 | 22 | 12 | 105 |
Muito Feliz | 44 | 119 | 2 | 60 | 39 | 264 |
Triste | 17 | 03 | 0 | 12 | 7 | 39 |
Feliz | 33 | 54 | 16 | 37 | 22 | 162 |
TOTAL | 202 | 336 | 44 | 229 | 113 | 924 |
PERCENTUAL DE NÍVEIS DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS
AVALIAÇÃO | TOTAL DE AVALIAÇÃO POR ITEM | TOTAL GERAL DE AVALIAÇÕES | GRAU DE SATISFAÇÃO |
Satisfeito | 303 | 924 | 32,8% |
Zangado | 51 | 924 | 5,5% |
Normal | 105 | 924 | 11,4% |
Muito feliz | 264 | 924 | 28,6% |
Triste | 39 | 924 | 4,2% |
Feliz | 162 | 924 | 17,5% |
*Índice de satisfação positiva dos usuários (satisfeito, normal, muito feliz e feliz): 90,3%.
*Índice de satisfação negativa dos usuários (zangado e triste): 9,7%.
Data de publicação: 12/12/2014