Todo o final de semestre, é divulgado pela Secretaria de Saúde do Município, a enquete realizada dentro de cada posto de saúde, os ESFs, conforme orientação da 8º Coordenadoria Regional de Saúde, para verificar o grau de satisfação do usuário, onde o ...

 Todo o final de semestre, é divulgado pela Secretaria de Saúde do Município, a enquete realizada dentro de cada posto de saúde, os ESFs, conforme orientação da 8º Coordenadoria Regional de Saúde, para verificar o grau de satisfação do usuário, onde o setor de auditoria coloca uma urna e uma cédula de votação para os pacientes marcarem o nível de satisfação ou não, quanto ao atendimento e procedimentos realizados nos postos.

O voto é opcional, ou seja, a pessoa só preenche a folha se quiser, assinando o nome no final e escrevendo alguma sugestão.

Na enquete do 2º semestre de 2014, o nível de satisfação dos pacientes ficou em 90,3% e das pessoas não satisfeitas ficou em 9,7%. As opções para as pessoas marcarem na cédula é satisfeito, zangado, normal, muito feliz, triste e feliz. Esses itens são padrão no Estado, ou seja, em toda a Estratégia da Saúde da Família (ESF).

Segundo a Secretária de Saúde, Rosane Abdala, a média de satisfação vem aumentando a cada semestre, porque no primeiro de 2014, o índice apontava uma aprovação entorno de 80% e agora no final do ano chegou a 90%. A enquete e a urna fica à disposição no posto e pessoa vota se quiser, sendo uma maneira de expressão ou de avaliação do atendimento realizado, bem como dos procedimentos.

Esta auditória é monitorada pela 8º Coordenadoria Regional de Saúde, onde caixa fica lacrada durante todo o semestre, as pessoas só colocam a ficha preenchida na urna, dando também sugestões ou reclamando de alguma coisa.

“ Esses números nos dá a certeza que o trabalho dentro da unidade de saúde está sendo feita de maneira correta e a organização dos postos desde 2013 está dando resultado, principalmente pelas equipes completas, inclusive com médicos e outras especialidades.

As auditorias são feitas apenas nos ESFs, mas a Secretaria pretende solicitar a Coordenadoria uma ampliação nesta auditoria, passando também para outros órgãos, como policlínica, a própria Secretaria de Saúde e o PA.

Confira a tabela divulgada pelo setor de auditoria do SUS, na Secretaria de Saúde:

 

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

COORDENAÇÃO DAS AÇÕES EM SAÚDE

 

RELATÓRIO TOTAL DO PROJETO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO

DOS USUÁRIOS DO SUS NAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA

 

AVALIAÇÃO

ESF I

ESF II

ESF III

ESF IV

ESF V

TOTAL

Satisfeito

59

120

15

84

25

303

Zangado

16

11

2

14

8

51

Normal

33

29

9

22

12

105

Muito Feliz

44

119

2

60

39

264

Triste

17

03

0

12

7

39

Feliz

33

54

16

37

22

162

TOTAL

202

336

44

229

113

924

 

PERCENTUAL DE NÍVEIS DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS

 

AVALIAÇÃO

TOTAL DE AVALIAÇÃO POR

ITEM

TOTAL GERAL DE

AVALIAÇÕES

GRAU DE

SATISFAÇÃO

Satisfeito

303

924

32,8%

Zangado

51

924

5,5%

Normal

105

924

11,4%

Muito feliz

264

924

28,6%

Triste

39

924

4,2%

Feliz

162

924

17,5%

 

*Índice de satisfação positiva dos usuários (satisfeito, normal, muito feliz e feliz): 90,3%.

 

*Índice de satisfação negativa dos usuários (zangado e triste): 9,7%.

Data de publicação: 12/12/2014

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