A Política Estadual de DST/Aids propõe o tema “Desconhecimento mata mais que AIDS” para a Campanha do dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

A Política Estadual de DST/Aids propõe o tema “Desconhecimento mata mais que AIDS” para a Campanha do dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

A proposta tem como objetivo incentivar a realização do teste rápido em tempo oportuno principalmente às populações mais vulneráveis, como os adultos jovens, seguindo as diretrizes da Política Nacional de DST/Aids que vem reforçando a importância de ampliar o acesso ao diagnóstico. 

O Ministério da Saúde terá como tema para esta Campanha: "Eu me previno, Eu me testo, Eu me conheço partiuteste", tendo como objetivos principais dar maior visibilidade às questões do viver com HIV/AIDS e a importância do teste e o tratamento como prevenção. A divulgação também será feita nas redes sociais, estimulando a população mais jovem a realizar o teste rápido para detecção do vírus HIV. 

Os testes rápidos são realizados todas as quintas-feiras pela manhã na Policlínica Municipal e também são realizados nos cinco ESFs do município. Os testes são de demanda livre, não necessitando de requisição médica.

O caráter do serviço é sigiloso e não é necessário jejum para a realização dos testes. Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto. 

Testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo. Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública. 

O dia 1º de dezembro foi internacionalmente instituído como o Dia Mundial de Combate à AIDS (português brasileiro) ou Dia Mundial de Luta Contra a Sida (português europeu). É uma data para que o mundo una forças para a conscientização sobre essa doença. Desde o final dos anos 80, tal dia vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Na Policlínica municipal funciona o Núcleo de Atendimento em DST/AIDS/HV onde são realizados Teste Rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C (nas Quintas-feiras pela manhã). No núcleo também é realizado aconselhamento para realização de testes, Entrega de Resultados, Entrega de Medicações e Assistência a pacientes em tratamento A equipe do núcleo é formada por uma psicóloga, uma enfermeira e uma técnica em enfermagem que contam com a assistência de um médico.

Fonte: Cristiane Campos - Psicóloga DST/AIDS/HV - Caçapava do Sul

Data de publicação: 27/11/2014