A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, através da 8ª Coordenadoria Regional, em parceria com a Secretaria de Saúde de Caçapava do Sul, está promovendo o Curso de capacitação em Biossegurança no município.

O curso iniciou na sexta-feira, dia 07, na Associação Comercial e Industrial de Caçapava do Sul (ACIC). É voltado aos enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de consultório dentário e auxiliares de serviços gerais. Ao todo são 40 vagas preenchidas, sendo que destas, cinco são do Hospital de Caridade Dr. Victor Lang.

O curso é ministrado por instrutores da SEAC Escola de Educação Profissional. Tem um total de 40 horas, sendo cinco módulos de oito horas aula. Acontece nos dias 07, 14, 21, 28 de novembro e encerra no dia 05 de dezembro com a apresentação de trabalhos dos participantes.

O objetivo geral do curso é contribuir para transformar e qualificar as práticas de saúde e a organização das ações e dos serviços de saúde, prevenindo doenças contagiosas.

O objetivo específico é capacitar, segundo normas técnicas vigentes de biossegurança, profissionais que trabalham em serviços de saúde potencialmente expostos a riscos como em: postos de coleta, salas de vacinas, laboratórios, serviços de radiologia, atendimento de urgência e emergência a nível hospitalar e demais unidades municipais de saúde, abordando medidas de controle de infecções para proteção e segurança, tanto do profissional como da equipe de assistência estendendo-se aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Data de publicação: 07/11/2014