A Prefeitura enviou para Câmara de Vereadores na última quinta-feira, dia 16, um projeto de lei que pede autorização ao Legislativo para através de Concorrência Pública conceder a instalação de uma unidade geradora de energia hidroelétrica, na cascata ...

A Prefeitura enviou para Câmara de Vereadores na última quinta-feira, dia 16, um projeto de lei que pede autorização ao Legislativo para através de Concorrência Pública conceder a instalação de uma unidade geradora de energia hidroelétrica, na cascata do salso.

O Prefeito Otomar Vivian, esteve na Câmara de Vereadores na manhã desta segunda-feira, dia 20, para explicar o projeto e falar da importância no investimento. Vivian falou ainda para os vereadores que já existe uma cooperativa interessada na reativação do local, para será necessário uma concorrência pública.

A concorrência pública é para escolher a empresa que vai explorar o local, construindo uma unidade que gere mais energia para o sistema unificado da ANEL.

A empresa que oferecer o maior percentual de retorno em impostos para a Prefeitura será a vencedora, que além da instalação da usina terá que revitalizar o local para visitação turística.

Segundo o Prefeito Otomar Vivian, na justificativa do projeto, a instalação de uma central hidroelétrica envolverá um complexo projeto de engenharia, desenvolvendo um conjunto de obras e equipamentos, tendo por finalidade produzir energia elétrica através de aproveitamento do potencial hidráulico existente no local.

O Prefeito salienta também que o retorno será importante para o município no que diz respeito ao ICMS, aos empregos diretos e indiretos, além da revitalização do local para visitação turística.

Se a Câmara aprovar o projeto, a Prefeitura vai publicar o edital de concorrência pública, onde a empresa que vencer terá 18 meses para construir a hidroelétrica e irá explorar o local por 30 anos, com retorno significativo para a cidade, em termos de energia, emprego, turismo e arrecadação. A hidroelétrica terá capacidade para gerar no mínimo 500Kw.

 

A Câmara não divulgou ainda a data da votação do projeto.

Data de publicação: 20/10/2014

Compartilhe!