As equipes técnicas do programa Primeira Infância Melhor (PIM) das macrorregiões Serra e Vales receberam capacitação sobre o Banco de Dados do PIM, nos dias 29 e 30 de julho. A formação ocorreu em Lajeado e contou com a participação dos digitadores, visitadores, monitores e Grupos Técnicos Municipais (GTM) de 24 cidades, entre eles, de Caçapava do Sul.

A abertura do evento foi realizada ontem pela representante do PIM na 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Gianine Sandri. Depois, o consultor Renato Torelli abordou os itens componentes do Banco de Dados: manual, eventos, notícias, usuários, visitadores, bairros, comunidades, logradouros, lista de cadastros e lista de dados, relatórios e formulários.

O Banco de Dados do PIM conta com várias informações sobre as crianças, gestantes e famílias atendidas pelo Programa, que servem de insumos para relatórios, pesquisas e monitoramento das ações, bem como avaliação de impacto.

De acordo com o PIM de Caçapava, quando a criança entra no Programa, é realizado o Marco Zero - um diagnóstico da criança, antes do início das atividades propostas pelo PIM. Os dados deste mapeamento são baseados em indicadores de desenvolvimento, também chamados de "ganhos ", onde são estipuladas ações ou habilidades desejáveis para cada faixa etária e cada etapa de desenvolvimento da criança, que vão sendo acompanhados pelo visitador e registrados no Banco de Dados periodicamente.

Data de publicação: 04/08/2014