O Departamento de Alimentação Escolar, ligado à Secretaria de Educação de Caçapava do Sul, foi contemplado com o projeto Cozinha Brasil do SESI, integrante do sistema FIES.

O Departamento de Alimentação Escolar, ligado à Secretaria de Educação de Caçapava do Sul, foi contemplado com o projeto Cozinha Brasil do SESI, integrante do sistema FIES.

O projeto foi desenvolvido em Caçapava no ano de 2009, com grande adesão, segundo a responsável técnica pela Alimentação Escolar, Cleuza Borba, que afirma que o sucesso da última edição do projeto fez com que Caçapava fosse contemplada agora em 2014.

O Cozinha Brasil tem como objetivo promover a educação alimentar com impactos positivos para a saúde e valorização da renda por meio do aproveitamento total dos alimentos. É uma iniciativa do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e empresas da iniciativa pública e privada. No Rio Grande do Sul, o Cozinha Brasil começou em janeiro de 2005 e é coordenado pelo SESI-RS, integrante do Sistema FIERGS.

As aulas começarão em agosto, do dia 11 a 14. O projeto é direcionado às merendeiras das redes estaduais, municipais e Escolas de educação infantil. Estão reservadas 120 vagas para as merendeiras e 40 vagas abertas à comunidade. 

As inscrições são feitas no Departamento da Alimentação Escolar, das 9 às 15hs. Os interessados deverão levar CPF ou RG. 

O Programa vai assegurar um processo educativo permanente, destinado a fazer do ato de produzir e preparar o alimento uma cultura promotora de saúde, bem estar, geração de renda e desenvolvimento com sustentabilidade. Segundo o Departamento de Alimentação Escolar, no Brasil, 30% dos alimentos são perdidos e esse programa é um dos caminhos encontrados para divulgar a educação alimentar e erradicar a fome e a desnutrição.  

Data de publicação: 25/07/2014

Compartilhe!