Nesta terça-feira, dia 22, a Secretária de Saúde Rosane Abdala e o Coordenador local da Vigilância Sanitária, Ariolci Maciel, estiveram no Canil Municipal para receberem os aparelhos que já estão chegando a Caçapava para começar a chipagem dos pequeno...

 Nesta terça-feira, dia 22, a Secretária de Saúde Rosane Abdala e o Coordenador local da Vigilância Sanitária, Ariolci Maciel, estiveram no Canil Municipal para receberem os aparelhos que já estão chegando a Caçapava para começar a chipagem dos pequenos animais, bem como acompanhamento de cada cachorro, com identificação, vacina e castração.

Já está no Canil, os 1.600 microchips adquiridos, os leitores e os aparelhos de colocação no animal. Com isso, a partir da primeira semana de agosto o Veterinário da Prefeitura Henrique Costa começa a chipar os cachorros do Canil, castrar todos os animais que estiveram no local e a vacina para controle de doenças. Após, a identificação será nos animais da Ong Clube do Cão.

Quando todos esses animais forem chipados a Vigilãncia Sanitária pretende junto as PETs do Município começar este processo que identificar os animais que são levados de forma particular.

Neste período, o Canil Municipal irá estipular dois dias na semana, para atender a população que pretende chipar o seu animal e castrar, de forma gratuita.

Este atendimento no Canil será feito pelo Veterinário, mediante hora e dia marcados. No momento em que a Secretária esteve no local, dois cidadãos levaram seus animais para castração.

Já a partir de janeiro de 2015, a Prefeitura irá identificar e castrar todos os animais de rua. Este processo vai até a metade do ano.

O Projeto de Caçapava está sendo uma referencia para outros municípios da região central, como Santa Maria, onde durante a tarde a RBS TV realizou uma matéria no Canil da Prefeitura para apresentar as outras cidades da região como vai funcionar o controle da população canina.

 

Durante o encontro foi debatido também o local que deve ser construído o novo Canil e o acompanhamento das câmeras de vigilância, que foram instaladas no local, para monitorar 24h tudo que acontece no local.

Data de publicação: 22/07/2014