O frio e a chuva têm causado prejuízos e transtornos para diversas famílias do município. Infiltrações e alagamentos nas casas devido à chuva e a alta umidade estão entre os principais casos informados à Secretaria de Município de Assistência Social (SMAS), que já está prestando atendimento em conjunto com a Defesa Civil.

Em um dos casos, uma família, do bairro Promorar, ficou desabrigada após a casa ficar alagada, no domingo, 29 de junho. De acordo com a Secretaria de Assistência Social, a família está sendo monitorada e recebendo auxílio, principalmente de agasalhos e alimentos.

A Defesa Civil do município também registrou várias famílias que vivem em situações de risco em localidades no interior como Rincão Bonito e na região de Bocanha. Segundo Gilnei Marques, responsável pela Defesa Civil, estas famílias estão recebendo auxílio através de doações de telhas de fibrocimento.

Segundo a Secretária de Assistência Social, Rosa Vivian, a rede de proteção, que consiste na integração da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Assistência Social para auxiliar famílias em situação de risco, já foi acionada.

- Além do frio intenso, nos últimos dias choveu mais de 170 milímetros em Caçapava, por isso estamos monitorando os bairros da cidade e também o interior para prestar auxílio às famílias que vivem em situações críticas - afirmou Rosa.

De acordo com a Secretaria de Município de Assistência Social, graças a Campanha do Agasalho, muitas famílias estão sendo atendidas. Para participar basta fazer uma doação.

- É muito importante que a comunidade siga contribuindo com a Campanha do Agasalho. Além das peças de vestuário, colchões, cobertores e alimentos, são os itens que mais precisamos para doação – disse a Secretária.

Os pontos de coleta dos donativos são: Secretaria de Município de Assistência Social, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Supermercados e Prefeitura Municipal.

Data de publicação: 30/06/2014