Teve início nesta quinta-feira, dia 08, em Caçapava do Sul, o Projeto “ AES Sul na comunidade, educar para transformar”. O evento organizado pela empresa acontece a cada dois anos em municípios selecionados e em 2014 a cidade escolhida foi Caçapava do Sul.

O evento está sendo realizado no Ginásio da AABB, e acontece na quinta-feira e sexta-feira, reunindo cerca de 1.200 alunos do ensino fundamental durante os dois dias do projeto.

Educar para transformar. Foi com este pensamento que a AES Sul idealizou para o Rio Grande do Sul um projeto educativo de construção de saberes voltado à sustentabilidade. O AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar, pertencente ao Programa de Eficiência Energética da AES Sul, é gratuito, itinerante e destinado à rede escolar dos municípios da área de concessão da empresa e às comunidades.

O segundo ciclo da proposta educativa teve seu lançamento nesta terça-feira (06), em Santa Maria. Professores de Caçapava do Sul conheceram o projeto, vivenciaram as ações relacionadas aos eixos temáticos energia, segurança, água, resíduos e mobilidade urbana e participaram de oficinas multidisciplinares, para, nesta quinta-feira (08) e sexta-feira (09) levarem os seus alunos para também vivenciarem e absorverem os ensinamentos do projeto.

O AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar está recebendo os estudantes das escolas públicas de Caçapava do Sul no Ginásio da AABB, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. Lúdico e interativo, o projeto aborda questões do cotidiano, relacionadas aos temas energia, água, resíduos e mobilidade urbana. Em esquetes teatrais e nos territórios de aprendizagem, além das demonstrações práticas de como os recursos são utilizados, conservados e desperdiçados, dicas, sugestões e ensinamentos que levam ao caminho da conscientização para atitudes sustentáveis são apresentados

Em seu segundo ciclo, o projeto chegará a mais 70 municípios gaúchos, a fim de contribuir com o crescimento da consciência ambiental dos seus participantes, bem como sensibilizá-los a levarem, para o seu dia a dia, hábitos favoráveis ao meio ambiente. Até 2015, as ações envolverão alunos e professores da rede pública de ensino em 320 ações educativas sobre os eixos temáticos energia, água, resíduos e mobilidade urbana.

A iniciativa é um conjunto de ações que visam um processo educativo transformador, por meio do envolvimento das comunidades, buscando desenvolvimento de sociedades sustentáveis. O objetivo do AES Sul na Comunidade é promover ações que fomentem a consciência do uso seguro e eficiente de energia no âmbito individual e coletivo, focando também em três temas transversais: água, mobilidade urbana e lixo.

Na manhã de quinta-feira, foi realizado a abertura oficial do evento, com a presença do Prefeito Otomar Vivian e da Secretária de Educação, Maureli Lopes e professores e alunos da rede municipal de ensino.

Data de publicação: 08/05/2014