Uma das linhas de atuação do Centro Municipal de Cultura “Arnaldo Luiz Cassol” é através do Espaço da Biblioteca dinamizar o acesso ao livro e promover ações interativas que estimulem o prazer de ler.  É com este objetivo que a “Semana do Livro Infantil” está sendo realizada em parceria com o Curso Normal (Magistério) do Instituto Dinarte Ribeiro e o Instituto Estadual do Livro (IEL).

A II Semana Municipal do Livro Infantil acontecerá no período de 14 a 17 de abril com atividades no Instituto Municipal de Educação, na Praça Dr. Rubens da Rosa Guedes (em frente ao Centro Municipal de Cultura) e na Biblioteca Pública Municipal “Domingos José de Almeida”. O público alvo é a comunidade em geral visando atingir especialmente alunos e professores de toda rede escolar da nossa cidade.

Na abertura, dia 14, será realizada uma atividade no Instituto Municipal de Educação com a escritora Angélica Rizzi, de Porto Alegre, que conversará com as crianças sobre seus livros: “Manoelito” o palhaço tristonho e Júlia a estrelinha, que fala sobre astronomia para crianças.

Dia 15 será dedicado a “Leitura na Praça” em frente ao Centro Municipal de Cultura e terá como principais atividades: varal dos livros, contação de histórias, teatro de fantoches e brincadeiras em geral.

No dia 16 haverá uma apresentação da peça de teatro “O coelho e o macaco”, adaptação de Monteiro Lobato que será encenada pelos alunos dos 1º e 2º anos (Magistério) no Instituto Municipal de Educação.

Para finalizar a semana será realizada na Biblioteca Pública, na parte da manhã, uma exposição de livros do Monteiro Lobato e a tarde, a partir das 14 horas, será oferecida uma oficina de contação de histórias que será ministrada pela professora Érica Bairros, destinada a professores e demais interessados.

A promoção da II Semana Municipal do Livro Infantil é da Secretaria de Município de Cultura e Turismo e contempla o segmento do Livro, Leitura e Literatura.

Programação :

Dia 14/04 : Instituto Municipal de Educação.

•14h - Abertura  Oficial ;

•14h e 30min.  Angélica Rizzi  - Projeto Autor Presente do Instituto Estadual do Livro/IEL.

Dia 15/04 : Praça Drº .Rubens da Rosa Guedes.

•10h às 16h -  Leitura na Praça : Árvore dos livros ,

Varal dos livros ,*História no varal e outras histórias e brincadeiras;

•Banca de Troca de Livros.

Dia 16/04: Instituto Municipal de Educação.

•14 h. Apresentação de Teatro

Dia 17/04: Biblioteca Pública Municipal “Domingos José de Almeida”.

•9h às 12h - Exposição dos Livros do Monteiro Lobato;

•14h às 17h - Oficina de Contação de Histórias (15 vagas).

*Inscrições para oficina no Centro Municipal de Cultura.

Data de publicação: 09/04/2014