A campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) começa no dia 10 de março no município.

A campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) começa no dia 10 de março no município.

De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, serão imunizadas meninas de 11 a 13 anos, 11 meses e 29 dias. As aplicações serão feitas nas escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino. A dose, que ajuda a proteger contra o câncer de colo do útero, também estará disponível nas unidades de saúde. 

Segundo a enfermeira Sandra Bairros, todos os pais ou responsáveis receberão um informativo que traz esclarecimentos sobre a vacina e também uma ficha de autorização.

Em Caçapava do Sul são 780 meninas na faixa etária dos 11 aos 13 anos. A meta do setor de Vigilância Epidemiológica do município é imunizar 80% desta população, ou seja, 624 meninas.

Saiba mais sobre o Papiloma Vírus Humano (HPV)

O que é o HPV?

O HPV ou Papilomavírus humano é um vírus de transmissão sexual altamente contagioso, sendo possível contaminar-se com uma única exposição, e sua transmissão se da por contato direto com a pele ou a mucosa infectada. Existem mais de150 tipos diferentes de HPV, dois quais 40 podem infectar o trato genital e destes 12 são se alto risco e podem provocar câncer.

Como o HPV se manifesta?

Na maioria dos casos, o HPV não apresenta sintomas e é eliminado pelo organismo espontaneamente. Mas em algumas pessoas determinados tipos de HPV podem persistir durante um período mais longo, permitindo o desenvolvimento de alterações das células, que podem evoluir para lesão pré-maligna de câncer, entre eles o câncer de colo do útero.

Como é feito o Diagnóstico do HPV?

As mulheres descobrem que tem HPV através do resultado anormal do Papanicolaou (exame preventivo), já no homem o diagnóstico é através do exame clinico-visual dos órgãos genitais.

Identificar precocemente o HPV no homem é importante para dar início ao tratamento da doença e assim, diminuir o risco de contaminação de outras mulheres, pois a contaminação do HPV em mulheres está intimamente ligada ao câncer do colo do útero.

Como é o tratamento do HPV?

Na maioria das vezes, o sistema imune consegue combater a infecção pelo HPV, alcançando a cura com eliminação completa do vírus. Algumas infecções, porém, persistem e podem causar lesões que precisam de acompanhamento médico para tratamento e prevenção de doenças mais graves. Vale lembrar que as melhores formas de prevenir essas infecções é a vacinação preventiva e o uso regular de preservativo.

 

Data de publicação: 27/02/2014