A Comissão de Trânsito de Caçapava do Sul esteve na Secretaria de Transportes e Serviços Públicos de Santa Cruz do Sul na manhã de terça-feira, dia 14, para conhecer o modelo de estacionamento rotativo adotado por aquele município.

Representada pelo vice-prefeito e secretário de obras, Ilson Tondo; diretora de trânsito, Fabiane Cavalheiro e seu presidente, Sargento André Pimentel, a Comissão de Trânsito se reuniu com o secretário municipal de trânsito de Santa Cruz do Sul, Alex Knak e o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO) daquele município, Carlos Sehn.

Na oportunidade Carlos Sehn, explicou sobre como está funcionando o estacionamento rotativo da cidade que é apontado como modelo para outras cidades. “As vagas nas ruas são demarcadas e numeradas, as fiscais de trânsito utilizam equipamentos eletrônicos de venda de tickets que também podem ser adquiridos em um estabelecimento comercial por quadra e o sistema permite ter o controle da taxa de ocupação online”, ilustrou Sehn.

O vice-prefeito Ilson Tondo afirmou que a Prefeitura de Caçapava tem interesse em implantar um sistema de estacionamento rotativo moderno e organizado. “Estamos discutindo e avaliando sobre o modelo implantado por Santa Cruz do Sul, para que tenhamos em breve um sistema organizado de estacionamento pago no município de Caçapava do Sul”, concluiu Ilson.

O modelo de estacionamento rotativo de Santa Cruz é informatizado

O sistema, conhecido como “Rapidinho” é administrado pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO). Este conselho define o valor da tarifa, o horário de funcionamento do rotativo e também é o responsável pela sinalização e distribuição de panfletos que tem como objetivo esclarecer a comunidade sobre o rotativo.

Disponibiliza as fiscais de trânsito equipamentos eletrônicos de venda de tickets em substituição às cartelas impressas. O sistema permite ter o controle da taxa de ocupação online na central dos Fiscais de Trânsito Municipais e da Brigada Militar, onde poderão acompanhar em tempo real a situação do estacionamento nas quadras, podendo inclusive verificar as placas dos veículos que estão ocupando cada vaga.

Em Santa Cruz do Sul, as quadras receberam pintura do meio-fio e demarcação das vagas que foram numeradas. Segundo Carlos Sehn, a tecnologia proporciona mais agilidade, eficiência, segurança e credibilidade ao sistema, além de preservar os empregos no setor.

Data de publicação: 15/01/2014