No dia 28 de agosto, foi cumprida mais uma importante etapa no processo de retomada do programa de coleta seletiva de Caçapava do Sul. A Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, promoveu uma reunião no galpão municipal de triagem com os catadores de material reciclável que fazem parte da Asguecol (Associação Guerreiros da Ecologia). O objetivo principal da reunião foi explicar como a Prefeitura está trabalhando para retomar a coleta seletiva na cidade e formar a nova diretoria da associação, que no início da atual administração estava desativada e com muitas dívidas. Também foi disponibilizada a inscrição de novos associados.

Na reunião, o Secretário do Planejamento e Meio Ambiente, Fabio de Oliveira, esclareceu detalhes de como funcionará o programa de coleta seletiva, quais as etapas que foram superadas até o momento, as próximas metas a serem cumpridas e tirou dúvidas dos trabalhadores. Também aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância que o catador de material reciclável cumpre na sociedade, pois a sua atividade reduz o impacto ambiental do resíduo que seria desperdiçado, diminui o gasto público com o transporte do lixo e, o principal, gera emprego, trabalho e renda para muitas famílias, por isso a necessidade de valorização e reconhecimento deste profissional. O secretário ressaltou ainda que a Prefeitura terá caminhão exclusivo para fazer a coleta seletiva e que a primeira etapa do programa contempla os órgãos públicos municipais, inclusive as escolas, para depois se estender para o restante da sociedade.

A associação foi formada com a seguinte diretoria: Presidente – Hélio Marques, Vice-Presidente – Mara Regina dos Santos, 1º Secretário – Sérgio Neris Bitencourt, 2º Secretário – Élio Marques Chaves, 1º Tesoureiro – Jorge Ubirajara Freitas dos Santos e 2º Tesoureiro – Luís Antônio Sena. O conselho fiscal ficou a cargo de Rosane Marques Chaves e Franciele Rodrigues Moreira. A Asguecol está aberta para a participação de novos associados.

Pela Prefeitura Municipal, além do secretário Fabio de Oliveira, trabalham no programa de coleta seletiva a secretária de Assistência Social Rosa Vivian, o engenheiro florestal Nilvo Dorneles, a bióloga Loreni Araújo e o engenheiro ambiental e acadêmico de Geologia John Gorayski, além de outras secretarias. A Câmara de Vereadores também apoia o programa. Na semana passada, os vereadores aprovaram por unanimidade a liberação do uso do galpão de reciclagem, que é de propriedade do município, por parte da associação de catadores. O uso do prédio, bem como todas as atividades da associação, terá constante acompanhamento, fiscalização e suporte da Prefeitura de Caçapava do Sul.

Participaram ainda da reunião os representantes regionais do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), que reforçaram a importância da participação da associação no programa do Governo Federal Cataforte 3, que prevê ações e investimentos na estruturação logística das redes de comercialização, com ênfase na aquisição de veículos para a realização de coleta, transporte e comercialização de materiais recicláveis, além de capacitações em logística para lideranças e para catadores das cooperativas integrantes das redes e assistência técnica para a elaboração de planos de trabalho.

Data de publicação: 03/09/2013