Na segunda-feira, 26, aconteceu no salão de atos da Urcamp o encontro de formação continuada dos 56 professores alfabetizadores (1º e 3º ano), da rede Municipal, do pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

As atividades começaram com a divulgação do projeto do Centro Municipal, onde foram presenteadas pelo PNAIC com livros da literatura Infantil, acervo esse que estará disponível para as horas do conto na Biblioteca Municipal.

O evento contou também com a participação da Orientadora de Estudos de Porto Alegre do PNAIC, professora Carla Rodrigues, em parceria com a Editora Moderna, na qual trouxe reflexões sobre a Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e a Consolidação do Processo de Alfabetização. Além de proporcionar a interação entre professores alfabetizadores sobre métodos e estratégias que objetivem o domínio do código linguístico por parte de seus alunos, o curso de formação consolida a importância de uma formação continuada para um fazer pedagógico eficaz e de qualidade.

Após a palestra, as orientadoras de estudo, Marcia Miolo e Rose Andrade, direcionaram os trabalhos para a socialização nos cadernos e discussão em grupos das diferentes ideias encontradas nas leituras de encontro com a prática de cada professor alfabetizador.

Uma novidade no Município é a Avaliação Nacional de Alfabetização, em que todas as crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, da rede Municipal, farão a primeira prova. A partir do ano que vem os alunos do 2º ano do ensino fundamental também serão avaliados. A avaliação no 2º ano é importante para que as escolas tenham tempo de fazer as intervenções pedagógicas necessárias com os estudantes.

Data de publicação: 29/08/2013