A atividade promovida pela equipe da Vigilância Sanitária e Canil Municipal contou com o apoio do Clube do Cão, e ocorreu neste domingo, dia 18 de agosto.

A atividade promovida pela equipe da Vigilância Sanitária e Canil Municipal contou com o apoio do Clube do Cão, e ocorreu neste domingo, dia 18 de agosto. Foi realizada a aplicação de medicação contraceptiva em fêmeas caninas e felinas em frente às unidades de saúde dos Bairros Sul e Promorar. No total foram aplicadas 86 doses, sendo cerca de 95% em fêmeas caninas e 5% em fêmeas felinas.

Na oportunidade também foram realizados agendamentos para castrações. Novos agendamentos devem ser feitos no canil municipal pela parte da manha ou à tarde.

A iniciativa faz parte do projeto desenvolvido pelo Canil Municipal para a redução da população canina e felina errante do município, e está baseado em três pontos principais: programa de castração gratuito, campanha de adoção dos animais mantidos no canil e aplicação de contraceptivo de forma pontual para redução de ninhadas indesejadas. Outras atividades como projetos visando à posse responsável e educação em saúde deve complementar as atividades já desenvolvidas.

Em breve a aplicação dos contraceptivos será realizada em outros bairros da cidade. Também está prevista uma campanha de vacinação gratuita contra raiva, pois no interior do município de Caçapava há circulação viral nos ciclos aéreo/silvestre (morcegos) e rural (bovinos e equinos), com isso o risco de contaminação do ciclo urbano (caninos e felinos) é maior devido à proximidade dos focos. 

Canil Municipal informa funcionamento e atividades desenvolvidas 

O Canil Municipal encontra-se localizado na zona rural do município, nos fundos da Escola Municipal Patrício Dias Ferreira, tendo acesso pela RS 357 que liga Caçapava do Sul a Lavras do Sul.  

A equipe de trabalho é formada por dois funcionários treinados que atuam na limpeza, alimentação e cuidados gerais dos animais e por um Médico Veterinário que atua em regime de 20 horas semanais, de segunda a sexta-feira pela parte da tarde. 

No local são abrigados e tratados os animais abandonados diretamente no canil e também animais errantes que apresentam risco a população, como animais de raças bravas ou com potencial de transmissão de zoonoses. 

O recolhimento em massa não está sendo realizado no momento, pois a estrutura física é suficiente para abrigar de 35 a 40 animais de médio porte, garantindo assim o bem-estar dos animais que lá vivem. Hoje 34 animais estão abrigados no canil. 

Essa população não é estática, uma vez que os animais depois de tratados e castrados são colocados à disposição para adoção, assim como outros animais dão entrada no canil devido ao abandono ou situação de risco. Desde o mês de abril, 72 animais foram acolhidos e ganharam um novo lar. 

Dentre as atividades desenvolvidas no dia a dia estão: exames clínicos, aplicação de medicação contraceptiva, doação dos animais, castrações e aplicação de endo e ectoparasiticidas. 

Resumo das atividades desenvolvidas no Canil nos meses de abril, maio, junho, julho e agosto (em andamento):

Exames Clínicos

Abril: 59

Maio: 46

Junho: 51

Julho: 64

Agosto (até 19/08): 35

Med. Contraceptiva

Abril: 32

Maio: 10

Junho: 12

Julho: 07

Agosto (19/08): 05+86 (campanha)

Doações

Abril: 24

Maio: 07

Junho: 04

Julho: 27

Agosto (19/08): 10

Castrações

Abril: 01

Maio: 06

Junho: 23

Julho: 49

Agosto (19/08): 22

Endo e Ectoparasitisidas

Abril: 36

Maio: 14

Junho: 12

Julho: 16

Agosto (19/08): 07

Informações do Departamento de Vigilância Sanitária do Município, através do Coordenador Arioci Nunes Maciel e do Médico Veterinário Henrique de Freitas Mesquita da Costa. 

 

Data de publicação: 20/08/2013

Compartilhe!