Um estudo feito pela Secretaria de Fazenda do Município, junto com órgãos estaduais, constatou que desde janeiro de 2013 até o final do mês de julho, 146 novas empresas se instalaram em Caçapava, entre comércio, pequenas indústrias, trabalhadores autônomos e prestadores de serviço.

Com este número de novas empresas, a taxa de emprego subiu abrindo cerca de 538 novas vagas no mercado de trabalho, entre empregos diretos e indiretos,  contanto com o novo mercado que irá abrir em setembro, as casas que estão sendo construídas no bairro Promorar, as pontes do interior e a média de trabalhador por cada modalidade de empresa aberta, ou seja, comércio (média 3), pequenas indústrias (média 3), trabalhadores autônomos (média 1) e prestadores de serviço (média 2).

Segundo a Secretaria da Fazenda, setor de arrecadação, Caçapava possui 2079 empresas cadastradas, por tanto, estas 146 novas representam um aumento de 7,02%, de janeiro até 31 de julho.

De acordo com o Sistema Nacional de Emprego (SINE), em Caçapava atualmente existem cerca de 3.895 pessoas de carteira assinada, fora os trabalhadores que possuem sistema de previdência próprio, como da Prefeitura e os empregados que só descontam INSS e não possuem carteira assinada. Os aposentados que ultrapassam os 10 mil beneficiários em Caçapava  não estão neste cálculo.

Ainda de acordo com o SINE, de janeiro à julho de 2013, foram realizadas no âmbito de trabalhadores de carteira assinada, 838 admissões e 641 desligamentos, totalizando um saldo positivo de 197 trabalhadores, tendo um acréscimo no emprego formal em Caçapava de aproximadamente 6%, somente carteira assinada.

Segundo o Prefeito Otomar Vivian, estes números estão comprovando o novo momento que Caçapava está vivendo, mas principalmente pela recuperação da auto estima da cidade e também pelo crescimento econômico liderado por empresários e comunidade.

Data de publicação: 05/08/2013