Na manhã de sexta-feira, dia 14, o Conselho de Gestores Municipais de Assistência Social (COMGEMAS), realizou sua reunião mensal para debater as políticas públicas e os Planos de Ação dos municípios da região.

Participaram os representantes das cidades de Bagé, Lavras do Sul, Dom Pedrito, Aceguá, Ulha Negra e Candiota. De Caçapava do Sul estiveram presentes a Secretária de Assistência Social, Rosa Vivian, e a Secretária Adjunta, Denise Tasca.

A pauta do encontro também teve como destaque as tratativas para as Conferências Municipais de Assistência Social que tem prazo para realização até dia 09 de agosto. Em Caçapava, a Conferência foi marcada para o dia 30 de julho. O tema deste ano será “Gestão e Financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.

Após a realização das Conferências Municipais, todas as decisões tomadas serão enviadas para o Conselho Estadual de Gestores, que fará a Conferência do Estado no mês de outubro. A Conferência Nacional é a última etapa e ocorrerá em dezembro.

A próxima reunião do COMGEMAS acontece em julho no município de Aceguá. Um dos princípios do Conselho é defender a Assistência Social como Política de Seguridade, conforme os princípios constitucionais e as diretrizes da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). As atividades do COMGEMAS foram retomadas em 2013, após seis anos em que o Conselho esteve desativado.

Data de publicação: 14/06/2013