Nesta segunda-feira e terça-feira, 10 e 11 de junho, aconteceu no auditório da Unipampa, a 5ª Conferência das Cidades, etapa de Caçapava do Sul.

O evento foi organizado pela Secretaria de Planejamento de Meio Ambiente do Município, em parceria com entidades de Caçapava e com o Conselho Gestor do Plano Diretor. Na abertura da Conferência, segunda-feira, o Prefeito Otomar Vivian, enfatizou a importância do encontro, principalmente na elaboração de um relatório final que será enviado para Brasília, no Ministério das Cidades. O evento contou com a presença dos vereadores Silvio Tondo, Antonio Tolfo, Serafim Almeida e Ricardo Rosso, além de Secretários Municipais, engenheiros, entidades, empresários e servidores públicos que são diretamente envolvidos no planejamento e controle da cidade. Representantes do Cartório de Registro Civil e Tabelionato também participaram da Conferencia, através de um painel de debates, intermediado pelo radialista Oldemar Santos.

Ainda no dia 10, logo após a abertura, houve a apresentação da Metodologia da Conferência das Cidades e a palestra sobre “Saneamento Básico – Histórico e Perspectivas” com André Finamor, Engenheiro Civil e atual Superintendente de Relações Institucionais da Corsan.

Na sequência, foi realizada a segunda palestra que abordou o tema “Como preservar o Patrimônio Histórico sem criar empecilhos para o Desenvolvimento da Cidade?” com Michelle Campos Morais, Arquiteta e Urbanista, Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

No final do primeiro dia de Conferência, aconteceu o Painel de Debates “A regularização de imóveis e os desafios do Plano Diretor em Caçapava do Sul”, com participação de representantes do Registro de Imóveis, Tabelionato e Grupo Técnico da Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente.

Na terça-feira, dia 11, a abertura da Conferência da Cidade foi às 16 horas. Logo em seguida, a Secretaria de Município do Planejamento e Meio Ambiente, e Conselho Gestor do Plano Diretor (CGPD), fez a exposição sobre o tema central: “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”.

Na sequência, os grupos de trabalho iniciaram com a “Discussão dos quatro eixos estruturantes da 5ª Conferência Nacional das Cidades, relacionados ao desenvolvimento e às políticas de planejamento urbano da cidade de Caçapava do Sul”.

Durante a noite de terça-feira, como último ato da Conferência, aconteceu a Plenária de discussão e aprovação do texto base e a reunião dos segmentos sociais e do poder público para a indicação dos delegados que irão participar da Conferência Nacional das Cidade.

A Conferência, que neste ano traz o slogan “Quem muda a cidade somos nós” teve o debate sobre quatro grandes temas: Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU), Instrumentos e Políticas de Integração intersetorial e territorial e Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade.

Segundo o Secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Fábio Oliveira, a Conferência das Cidades vem em ótimo momento para Caçapava do Sul.

“Estamos passando por um momento de reconstrução, de retomada das principais discussões acerca do desenvolvimento urbano da cidade. O evento foi fundamental para discutirmos de forma clara e transparente, com a participação aberta da comunidade, temas estratégicos para o crescimento da cidade, como saneamento, urbanização, mobilidade urbana, habitação, acessibilidade, patrimônio histórico, entre tantos outros” finaliza o Secretário.

Data de publicação: 12/06/2013