Na noite de quarta-feira, dia 05, foi realizado no salão de atos da Urcamp, o Fórum para construção do Plano Municipal de Cultura.

Na noite de quarta-feira, dia 05, foi realizado no salão de atos da Urcamp, o Fórum para construção do Plano Municipal de Cultura.

A abertura teve participação do Prefeito Otomar Vivian, que falou sobre a importância da atividade cultural como fator de desenvolvimento econômico e social da comunidade de Caçapava do Sul. Eduardo Brito, o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), vê o Fórum como forma de dar continuidade ao trabalho já realizado pelo Conselho. Em seguida, a AABB Comunidade e o Projeto Arca da Cultura fizeram uma apresentação artística. 

Os presentes puderam acompanhar a palestra do representante da Secretaria Estadual de Cultura do RS, Ian Angeli, que explanou as políticas culturais do Sistema Estadual de Cultura, correlacionando quatro termos: Gestão, Participação, Financiamento e Planejamento. 

Logo após, a representante da Regional Sul do Ministério da Cultura, Eleonora Spinato, salientou a importância da construção do Plano Municipal de Cultura, por ser uma política pública para 10 anos. De maneira didática, a metodologia do Plano foi exposta, ressaltando a importância da realização de um diagnóstico no município, para levantar as demandas da comunidade que irão nortear o desenvolvimento das ações, voltadas, principalmente, para a valorização da cultura local. 

A Secretaria de Cultura e Turismo de Caçapava – SECULTUR, apresentou o Sistema de Informação e Indicadores Culturais – Ministério da Cultura, e colocou-se à disposição da comunidade para orientar no cadastro. O endereço do site para o cadastro no Sistema é: sniic.cultura.gov.br.

A equipe da biblioteca municipal, Domingos José de Almeida, fez o lançamento do projeto “A Hora Encantada”, que tem como objetivo realizar ações interativas na biblioteca, visando mostrar a importância da leitura e dos livros para as crianças. 

Por fim, um espaço para questionamentos e debate foi aberto para os presentes, em que as principais questões levantadas diziam respeito à falta de comprometimento da comunidade em relação à construção coletiva de atividades culturais no município. Segundo os palestrantes, essa participação da comunidade é de extrema importância, tendo em vista que o processo cultural na cidade deve ser participativo, integrado, político e técnico.

Quem tiver alguma sugestão sobre o Plano Municipal de Cultura, pode enviar email para: planodecultura.cacapava@gmail.

 

Data de publicação: 06/06/2013