Na noite de quinta-feira, dia 09, a sociedade da região da campanha reuniu-se no CTG Herança Paternal, em Dom Pedrito, para a realização da primeira etapa de discussão do Ciclo Orçamentário Estadual 2013/2014.

A Audiência Pública Regional contou com a representação dos Poderes Executivos Municipais, dos Poderes Legislativos Municipais, dos Órgãos do Governo Estadual, do Corede Campanha, dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes), de sindicatos, conselhos, associações, ONG’s, cooperativas, universidades, comunidades escolares, entre outras. Essa enorme representatividade resultou na participação de 510 pessoas, a maior participação, até o momento, em todo Estado do Rio Grande do Sul.

Aproximadamente 250 pessoas votaram de forma direta, manifestando o seu voto. As áreas temáticas mais votadas foi Saúde, com 246 manifestações favoráveis; Segurança Pública e Defesa Civil, com 225 votos; Educação Básica, Profissional e Técnica, com 223 votos, e Cidadania, Justiça, Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, com 181 votos. Na oportunidade também foi eleita uma coordenação regional tripartite, com membros titulares e suplentes do Corede, Governo do Estado e sociedade civil.

A Prefeitura de Caçapava do Sul esteve representada pelo Secretário da Agropecuária, Lúcio Moreira e o Secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Fabio Oliveira. A Câmara de Vereadores também foi representada pelo vereador  Silvio Tondo (PP).

A próxima etapa, para discutir as prioridades da região e do município, será a realização da Assembleia Municipal de Caçapava do Sul, marcada para o dia 04 de junho, no salão de atos da Urcamp.

Segundo o Secretário Fabio Oliveira, é são iniciativas importantes para a participação da comunidade.

- Apoiamos este tipo de iniciativa que valoriza e abre espaço para a participação da comunidade nas decisões acerca dos investimentos do Estado, porém reforçamos a importância do Governo Estadual colocar em dia todos os valores aprovados nas consultas dos anos anteriores, os chamados passivos. Esta questão precisa ser resolvida para se ter credibilidade junto à população que será convocada para participar das próximas audiências municipais - conclui o Secretário.

Conheça as 10 áreas temáticas eleitas

Saúde; Segurança Pública e Defesa Civil; Educação Básica, Profissional e Técnica; Cidadania, Justiça, Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres; Habitação, Desenvolvimento Urbano e Saneamento; Educação Superior; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Social e Erradicação da Pobreza; Esporte, Lazer e Turismo; Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Coordenação Regional eleita

João Sérgio Ferreira Machado (T); Nádia La-Bella (T); Cláudio Marquiori (T); Mateus Azevedo (T); Ruibar Freitas (T); Antonio Silva (T); Gilberto Macedo (T); João Coelho(S); Jaqueline de Mattia (S) e Paulo Zandomeneghi (S).

*T – Titular; S – Suplente.

Data de publicação: 13/05/2013