Diversos tipos de documentos em papel, oriundos dos poderes executivo e legislativo, estão sendo disponibilizados para acesso público através do site da Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul.

O processo de digitalização dos documentos faz parte da adequação do executivo com a Lei 12.527/2011 que prevê a liberdade de acesso à informação pública, obedecendo às normas e recomendações do Conselho Nacional de Arquivos para digitalização de documentos do acervo arquivístico permanente.

Segundo um dos responsáveis pelo acervo da Prefeitura, o professor Edson Luís de Lima Marques, a prioridade é digitalizar Leis, decretos e portarias que são os tipos de documentos mais consultados.

- O trabalho está em estágio inicial. Começou em agosto de 2012 e já foram disponibilizadas mais de 2500 Leis. O objetivo principal é não perder boa parte da história do município já que muitos documentos estão deteriorados - afirma o professor.

Nas milhares de caixas do arquivo físico da Prefeitura, também podem ser encontradas plantas, fotografias e mapas, que em breve serão transferidos para o arquivo digital. Os equipamentos utilizados para digitalização são: computador, scanner e um programa para digitalização.

Além do professor Edson, a equipe que dá agilidade ao processo de digitalização é formada pelas funcionárias Ivanira Bitencourt e Denizete da Rosa Henriques (Dodô).

Para ter acesso aos documentos basta acessar o Portal da Prefeitura: www.cacapava.rs.gov.br, clicar em “serviços” e após “arquivo municipal”.

Data de publicação: 23/04/2013