Na quarta-feira, dia 10, no salão da Urcamp, os professores de Ciências, Matemática e Educação Física do município, participaram de um curso de Xadrez, iniciando-se assim os trabalhos de desenvolvimento do projeto intitulado como “A importância do xadrez no desenvolvimento cognitivo da criança”.

O projeto de Xadrez proposto pela Secretaria de Educação tem coordenação da Coordenadora de Ciências e Matemática, Tamiris Sinnemann, com o apoio da coordenadora de Educação Física, Andréia Sousa, e seu intuito é convidar o aluno de uma forma sutil a trabalhar sua mente, levando-a pensar e consequentemente amadurecê-la.

No presente momento, de acordo com relatos dos professores da rede municipal de ensino, estes vêem que os estudantes possuem muitas dificuldades, como raciocínio, concentração, baixo autoestima, rendimento escolar, entre outros.

Nas últimas décadas os benefícios que o xadrez poder vir a trazer para nossos estudantes tem tido destaque, já que sua prática influencia nos demais campos do conhecimento. Devido a tal problemática, a Secretaria Municipal de Educação propõem a implantação do jogo do xadrez nas instituições escolares de Ensino Fundamental, capacitando primeiramente os professores.

Nas próximas semanas, o projeto começará a ser desenvolvido nas escolas, com a participação dos monitores acadêmicos da Unipampa, Stener Camargo e Rodolfo Busolin, que visitarão as escolas para dar início os trabalhos junto com os professores.

Data de publicação: 11/04/2013