A secretária de Educação, Maureli Lopes, esteve na última semana em reunião com as coordenadoras do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) , em Porto Alegre,  Aricélia Nascimento e  Ana Rute Moresco, para firmar o interesse e comprom...

 

A secretária de Educação, Maureli Lopes, esteve na última semana em reunião com as coordenadoras do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) , em Porto Alegre,  Aricélia Nascimento e  Ana Rute Moresco, para firmar o interesse e comprometimento do município de Caçapava do Sul, frente a este programa,  que tem o objetivo de  alfabetizar todas as crianças brasileiras até os oito anos de idade ao fim do 3º ano do Ensino Fundamental, lançado pelo Ministério da Educação (MEC)  e que pretende envolver o país num grande esforço educacional para que o objetivo seja cumprido.

O PNAIC foi implementado no início desse ano para garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, o governo federal aportará incentivos financeiros e assistência técnica e pedagógica, visando formar 360 mil professores alfabetizadores até 2015. “A iniciativa do Ministério da Educação partiu dos dados levantados pelo Censo 2010. Ao todo, são 15,2% as crianças brasileiras em idade escolar que não sabem ler, nem escrever”, explicou a coordenadora Nacional do PNAIC-MEC, professora Aricelia Nascimento durante o XXIV Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Educação do RS.

“Caçapava do Sul soma-se a este esforço nacional de combate ao analfabetismo”, disse Maureli Lopes

O objetivo do MEC, segundo Aricélia, é que 100% das crianças brasileiras estejam plenamente alfabetizadas. “E não estamos falando de apenas saber ler e escrever, mas também de saber interpretar textos e fazer contas”, afirmou. “Para isso, o trabalho irá além do governo. É preciso criar um pacto entre sociedade, família, escola e governantes.”
              A Secretária Maureli Lopes, ainda explica que as ações do pacto compreendem os eixos da formação continuada de professores e alfabetizadores; fornecimento de materiais didáticos; avaliação e gestão de controle e mobilização social.

“Em breve faremos o lançamento do PNAIC no Município e a formação continuada com os professores alfabetizadores, sob a coordenação da professora  Gislaine Huerta”, diz Maureli Lopes.

 

Data de publicação: 09/04/2013