Nos dias 03 e 04 de abril a Secretária da Educação do município Maureli Lopes e a Orientadora Educacional Rose Andrade, participaram do XXIV Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Educação do RS,  cujo tema foi: A Qualidade da Educação Municipal: Implicações e Perspectivas para a Nova Gestão dos Municípios Gaúchos,na FAMURS, sediado pela UNDIME/RS.

Participaram do encontro agentes de diversos municípios do Rio Grande do Sul, para trataram dos desafios e as perspectivas da gestão pública na construção de uma educação com qualidade social, o papel político -articulador das secretarias, programas e ações pedagógicas do governo federal para as escolas, planos municipais e estaduais de educação, cumprimento da Lei EC 59/2009 do PNE, avaliações externas sobre IDEB, ENEM, e PISA como instrumento de intervenção pedagógica, ações do FUNDEB, MEC- PAR para melhorias na qualidade da educação, perspectivas do Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa, relações entre órgãos executivos e normativos no Regime de Colaboração, políticas de financiamento da Educação Pública no Brasil, elaboração do orçamento anual da educação nos municípios, equipe gestora e os desafios da formação contínua dos educadores.

A Secretária Maureli Lopes falou da importância do encontro, pois contribui para a capacitação profissional onde fornecerá o andamento administrativo e pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, refletindo diretamente nas escolas do Município, oportunizando um ensino de qualidade.

Data de publicação: 09/04/2013