No final da tarde de quarta-feira, 3 de abril, os conselheiros de política cultural realizaram uma  reunião que contou com a participação da Secretária de Cultura e Turismo, Maria Alice, com a finalidade de colocar a secretária a par das atividades que o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) vem desenvolvendo.

Entre os tópicos debatidos na reunião, foi sugerido à Secretária uma melhor organização nas atividades do Calendário de Eventos do Município, tornando este apenas um material informativo, voltando a captação de recursos de eventos para a elaboração de projetos das entidades, onde a seleção será feita via edital, tornando assim mais democrático o sistema de acesso às verbas dos eventos.

Para isso acontecer, foi sugerido também que o Conselho Municipal de Turismo regulamente a criação de um fundo para captação de verbas. Conforme a presidência do conselho de política cultural, esta é uma maneira de democratizar o acesso aos recursos para eventos culturais e turísticos, pois as verbas deverão ser aprovadas conforme editais que serão lançados em breve.

Outro assunto foi a interação dos segmentos culturais do município. Segundo a presidência do conselho, a diversidade cultural e interação entre segmentos são fundamentais para o Conselho Municipal de Política Cultural se consolidar e tomar força.

O conselho instituiu 12 segmentos: Audiovisual, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança, Tradição e Folclore, Livro e Leitura, Artesanato, Música, Carnaval, Cultura Afro Brasileira, Universidade e Associação de Bairros. Cada segmento possui um representante titular e um suplente, além de seis conselheiros do poder público, ao todo 36 pessoas compõem o CMPC.

Foi solicitado para a Secretaria ministrar uma oficina para os conselheiros, com o foco nos critérios de análises de projetos.

A Secretaria informou que entrará em contato com a Assessoria Juridica da Prefeitura para que pudesse dar início na conta bancária do Fundo Municipal de Cultura, onde o presidente do Conselho, Eduardo Brito, informou que gostaria de realizar um depósito de incentivo às arrecadações do fundo.

Para finalizar, a assessoria de imprensa do CMPC informou que está buscando criar uma identidade visual, e um blog, com o objetivo de dar maior publicidade às ações, e facilitar o acesso às informações para os agentes culturais de Caçapava do Sul.

Data de publicação: 04/04/2013